A formação de professores de biologia para a disciplina projeto de vida: reflexões à luz de um livro didático.
A formação de professores de biologia para a disciplina projeto de vida: reflexões à luz de um livro didático.
<daemilydafne16@gmail.com>
O presente projeto de pesquisa analisou o livro didático da editora Ática, utilizado na disciplina Projeto de Vida, componente obrigatório do currículo do Novo Ensino Médio (NEM), para verificar se a formação do professor de Biologia prepara esse profissional para trabalhar com essa disciplina. De acordo com os documentos norteadores do NEM, o papel do professor nesta disciplina é atuar como mediador do conhecimento em uma abordagem mais holística e interdisciplinar na educação. Para tanto, a metodologia adotada foi qualitativa, através da abordagem documental, donde foram consultados além do livro didático, a Base Nacional Comum Curricular, a Base Nacional de Formação Inicial de Professores e teóricos que pesquisam a temática de formação docente e ensino médio, a exemplo de Nóvoa, Gatti, Tardif, entre outros. Nesse estudo, alguns objetivos foram traçados: descrever as habilidades da BNCC presentes no livro didático Projeto de Vida, analisar a formação do Licenciado em Ciências Biológicas para trabalhar com a disciplina Projeto de Vida e verificar quais as habilidades são trabalhadas na formação inicial dos professores de Biologia. Diante disso, verifica-se que com a reforma do ensino médio, o Projeto de Vida é uma parte obrigatória do currículo, o que impõe a constatação de que os futuros licenciados em ciências biológicas podem trabalhá-la, de forma interdisciplinar, estabelecendo conexões com o ramo do seu conhecimento.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Formação docente.
Biologia.
Novo ensino médio.