Agrotóxicos no ensino de ciências: entre o livro didático e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Agrotóxicos no ensino de ciências: entre o livro didático e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
<cleiton.borges@arapiraca.ufal.br>
O objetivo deste trabalho é compreender como a temática sobre agrotóxicos é apresentada nos livros didáticos de Ciências da Natureza adotados nas escolas do município de Igreja Nova, Alagoas e verificar se há conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin para analisar os dados dos materiais selecionados. Foram analisadas três coleções de livros didáticos, sendo uma para o Ensino Médio e duas para o Ensino Fundamental anos finais. Os resultados indicaram que todas as coleções abordam a temática dos agrotóxicos, porém com diferenças significativas em termos de profundidade e contextualização. A terceira coleção, direcionada ao Ensino Médio, destacou-se por apresentar uma abordagem mais completa e didática, com textos imagéticos, contextualizações e exercícios problematizadores. As demais coleções trataram o tema de forma mais moderada ou superficial. Conclui-se que há a necessidade de uniformizar e aprofundar a abordagem dos agrotóxicos nos livros didáticos, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a informações completas e alinhadas à BNCC e aos currículos, principalmente em regiões com forte atividade agrícola, como o município de Igreja Nova. Assim, recomenda-se a ampliação do campo de análise para outros níveis de ensino e componentes curriculares, bem como a investigação do uso dos livros didáticos e demais materiais complementares pelos professores em sala de aula.
The objective of this study is to understand how the theme of pesticides is presented in the Science and Biology textbooks adopted in schools in the municipality of Igreja Nova, Alagoas, and to verify their compliance with the National Common Curricular Base (BNCC) and the Alagoas Curricular Reference. A documentary research was conducted using a qualitative approach, employing Bardin's content analysis technique. Three collections of textbooks were analyzed, one for high school and two for the final years of elementary school. The results indicated that all collections address the theme of pesticides; however, there are significant differences in terms of depth and contextualization. The third collection stood out for presenting a more comprehensive and didactic approach, featuring illustrative texts, contextualizations, and problematizing exercises. The other collections addressed the topic in a more moderate or superficial manner. It is concluded that there is a need to standardize and deepen the discussion of pesticides in textbooks, ensuring that all students have access to comprehensive information aligned with the BNCC and curricula, especially in regions with significant agricultural activity, such as the municipality of Igreja Nova, Alagoas. It is recommended to expand the field of analysis to other educational levels and subjects, as well as to investigate the use of textbooks and other supplementary materials by teachers in the classroom.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Pesticidas.
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Ensino de ciências .