Intervenções comportamentais no transtorno de ansiedade social: uma revisão bibliográfica
Intervenções comportamentais no transtorno de ansiedade social: uma revisão bibliográfica
<karine.ferreira@arapiraca.ufal.br> Barbosa, Tacielly Marques dos Santos.
<josefa.marques@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho tem como objetivo investigar As Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como fobia social, por meio de uma revisão bibliográfica com enfoque na Análise do Comportamento, uma vertente da Psicologia Comportamental. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisados artigos científicos publicados nos últimos cinco anos nos portais Scielo e CAPES, que abordam as causas, consequências e intervenções comportamentais no TAS. O transtorno é caracterizado pelo medo intenso e persistente de situações sociais em que o indivíduo acredita que será julgado, humilhado ou rejeitado, o que pode gerar prejuízos significativos em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. A pesquisa identificou fatores biológicos, sociais e psicológicos que contribuem para o desenvolvimento e a manutenção do transtorno, como experiências de rejeição social, baixa autoestima e a evitação de interações sociais, que funcionam como mecanismos de reforço negativo. Esses fatores, somados ao contexto evolutivo em que a ansiedade social desempenha um papel adaptativo, tornam o TAS um transtorno complexo e multifacetado. Dentre as intervenções mais eficazes, destacam-se a técnica de Exposição com Prevenção de Resposta (EPR), que visa reduzir os comportamentos de evitação e permitir que o indivíduo enfrente gradualmente suas ansiedades, e o Treinamento de Habilidades Sociais (THS), que tem como objetivo desenvolver competências sociais que ajudem o paciente a lidar de maneira mais assertiva com situações de interação. As intervenções baseadas na Análise do Comportamento mostraram-se altamente eficazes na redução dos sintomas e na melhora da qualidade de vida dos indivíduos afetados pelo TAS. Conclui-se que a Análise do Comportamento oferece uma abordagem valiosa e eficiente para o manejo do TAS, trazendo benefícios significativos tanto na compreensão dos fatores que perpetuam o transtorno quanto no desenvolvimento de estratégias para seu tratamento.
The present work aims to investigate Social Anxiety Disorder (SAD), also known as social phobia, through a literature review focusing on Behavior Analysis, a branch of Behavioral Psychology. Using a qualitative approach, scientific articles published in the last five years on the Scielo and CAPES portals were analyzed, which address the causes, consequences and behavioral interventions in SAD. The disorder is characterized by intense and persistent fear of social situations in which the individual believes that they will be judged, humiliated or rejected, which can cause significant damage to their personal, academic and professional life. Research has identified biological, social and psychological factors that contribute to the development and maintenance of the disorder, such as experiences of social rejection, low self-esteem and avoidance of social interactions, which function as negative reinforcement mechanisms. These factors, added to the evolutionary context in which social anxiety plays an adaptive role, make SAD a complex and multifaceted disorder. Among the most effective interventions, the Exposure with Response Prevention (EPR) technique stands out, which aims to reduce avoidance behaviors and allow the individual to gradually face their anxieties, and Social Skills Training (THS), which has The objective is to develop social skills that help the patient to deal more assertively with interaction situations. Interventions based on Behavior Analysis have proven to be highly effective in reducing symptoms and improving the quality of life of individuals affected by SAD. It is concluded that Behavior Analysis offers a valuable and efficient approach to the management of SAD, bringing significant benefits both in understanding the factors that perpetuate the disorder and in developing strategies for its treatment.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Transtornos de ansiedade.
Fobia social.