Educação antirracista nos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior públicas de Alagoas

Educação antirracista nos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior públicas de Alagoas 

Autor(a)
Santos, Iris Grasielle Xavier dos.
<igx29.psicoped@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
15/07/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
157
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho parte da temática da educação antirracista e tem como problema de pesquisa a questão: como a educação antirracista está inserida nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de Alagoas. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar criticamente a inserção da Educação Antirracista nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Rede Pública do Estado de Alagoas. É um estudo qualitativo, fundamentado na Psicologia Histórico-cultural e delimitado na pesquisa documental por possibilitar a captura de elementos essenciais das IES, em especial, dos cursos de Pedagogia acerca da perspectiva de uma educação antirracista. Para tanto, foram analisados seis PPC de Pedagogia de IES públicas de Alagoas, dentre eles, quatro da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), um da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e um do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Como resultados, foi possível uma compreensão aprofundada dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia em Alagoas quanto à inserção da educação antirracista na formação inicial. No entanto, embora haja evidências de mediações nessa direção, esses esforços ainda são insuficientes. Investigar a educação antirracista na formação inicial de professores de Pedagogia em Alagoas, parte de uma análise dos PPC das instituições públicas de ensino superior do Estado de Alagoas. Destacamos tanto as convergências, quanto as convergências na incorporação de práticas antirracistas. Com base nisso, recomendamos fortalecer a educação antirracista nos currículos e aumentar as oportunidades de formação continuada para promover uma transformação social mais profunda e duradoura.

Resumen

Este trabajo parte del tema de la educación antirracista y tiene como problema de investigación la pregunta: cómo la educación antirracista se inserta en los proyectos pedagógicos de las carreras de Pedagogía en Alagoas. Así, la investigación tiene el objetivo general de analizar la inserción de la Educación Antirracista en los Proyectos Pedagógicos de Cursos de Pedagogía en Instituciones de Educación Superior (IES) de la Red Pública del Estado de Alagoas. Se trata de un estudio cualitativo, fundamentado en la Psicología Histórico-cultural y delimitado por una investigación documental que permita capturar elementos esenciales de las IES, especialmente de las carreras de Pedagogía desde la perspectiva de la educación antirracista. Para ello, se analizaron seis PPC de Pedagogía de IES públicas de Alagoas, entre ellos, cuatro de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), uno de la Universidad Estadual de Alagoas (UNEAL) y uno del Instituto Federal de Alagoas (IFAL). ). Como resultado, fue posible conocer en profundidad los Proyectos de Curso Pedagógico (PPC) de Pedagogía en Alagoas en cuanto a la inclusión de la educación antirracista en la formación inicial. Sin embargo, aunque hay evidencias de mediación en esta dirección, estos esfuerzos aún son insuficientes. Investigando la educación antirracista en la formación inicial de profesores de Pedagogía en Alagoas, parte de un análisis del PPC de instituciones públicas de educación superior en el Estado de Alagoas. Destacamos tanto convergencias como convergencias en la incorporación de prácticas antirracistas. Con base en esto, recomendamos fortalecer la educación antirracista en los planes de estudio y aumentar las oportunidades de formación continua para promover una transformación social más profunda y duradera.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr.ª Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Psicologia histórico-cultural.
Currículo.
Pedagogia.
Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
40
Observações


Não foi possível exibir o PDF