Levantamento das possíveis estratégias que facilitam o ensino de histologia

Levantamento das possíveis estratégias que facilitam o ensino de histologia

Autor(a)
Santos, Daniely da Silva.
<danny530.santos@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
14/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No ensino da maioria dos conteúdos que circundam o universo das Ciências Biológicas sabemos que as nomenclaturas e estruturas complexas são, muitas vezes, empecilhos tanto para os educadores, quanto para os educandos, no ensino de Histologia isso é uma realidade. As estratégias didáticas são consideradas pontes de acesso entre as aulas expositivas e a identificação de estruturas histológicas, por esse motivo, é necessário que os futuros profissionais tenham contato com diferentes metodologias ao longo da sua graduação, visto que, profissionais que tiveram contato com estratégias facilitadoras tentem a aplicar estratégias similares na sua atuação na área. Por isso, esse estudo tem objetivo de identificar as possíveis estratégias aplicadas no ensino de Histologia, bem como apurar se há a implementação dessas estratégias com estudantes da graduação. Na metodologia utilizada, primeiramente houve um levantamento das possíveis estratégias no ensino de Histologia, foi montada uma lista de recursos didáticos mais encontrados. Em seguida, houve a criação de um breve questionário, através do Google Formulários que foi aplicado com estudantes do curso de Ciências Biológicas que tiveram ou estavam tendo contato com a disciplina. As respostas foram avaliadas e com auxílio do Excel os dados foram tabulados. Os resultados foram separados em duas partes, uma com o resultado da apuração das estéticas contidas nos artigos acadêmicos dos últimos cinco anos e outra com o levantamento das estratégias vistas pelos estudantes durante a graduação e com as possíveis estratégias que eles pretendiam aplicar no decorrer da carreira profissional. Foi possível notar que aulas práticas e uso de atlas digitais foram as estratégias mais utilizadas, tanto no ensino de Histologia na graduação (24% e 17%, respectivamente), quanto em possível estratégias para atuação em salas de aulas futuras (18% e 16%, respectivamente). Sendo assim, podemos destacar que a utilização de estratégias que facilitem a identificação de estruturas histológicas é a mais utilizada e mais aceita pela maioria dos estudantes, visto que eles apresentam dúvidas anatômicas e funcionais dos tecidos.

Abstract

In teaching much of the content within the realm of Biological Sciences, complex nomenclature and structures often present challenges for both educators and students, particularly in Histology. Didactic strategies serve as critical bridges between lecture- based classes and the identification of histological structures. For this reason, it is essential for future professionals to engage with various methodologies throughout their undergraduate studies, as those exposed to such facilitating strategies are more likely to implement similar approaches in their field. This study, therefore, aims to identify possible strategies applied in the teaching of Histology and to assess whether these str The methodology first involved a survey of possible strategies for Histology instruction, compiling a list of the most commonly used teaching resources. Next, a brief questionnaire was created using Google Forms and administered to Biological Sciences students who had completed or were currently taking the course. The responses were analyzed, and data were tabulated using Excel. The results were divided into two sections: one analyzing the techniques mentioned in academic articles from the past five years and another capturing the strategies observed by students during their studies and those they intended to apply in t. The findings showed that practical classes and the use of digital atlases were the most frequently used strategies, both in undergraduate Histology teaching (24% and 17%, respectively) and as preferred methods for potential future classroom applications (18% and 16%, respectively). These results highlight that strategies facilitating a deeper understanding of histological structures are widely used and accepted by most students, who often have anatomical and functional questions regardi

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Dr.ª Cavalcanti, Eliane Aparecida Holanda.
Ma. Vieira, Jadla Higino.
Palavras-chave
Metodologia de ensino.
Didática.
Material didático.
Metodologias ativas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
65
Observações


Não foi possível exibir o PDF