Pandemia de COVID-19: impactos provocados na educação de adolescentes na zona rural
Pandemia de COVID-19: impactos provocados na educação de adolescentes na zona rural
<daniela.silva@arapiraca.ufal.br>
Diante do cenário atípico e desafiador imposto pela pandemia da COVID-19, a sociedade foi forçada a adaptar suas rotinas e atividades, já que todos os aspectos da vida cotidiana foram impactados. A educação, em especial, teve que se reinventar para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se de métodos remotos. Contudo, muitos alunos sentiram-se perdidos com essa nova abordagem, que acabou transformando-se em uma exigência normativa do MEC (Ministério da Educação). Frente a isto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os principais impactos provocados pela pandemia da COVID-19 na educação, em um contexto rural. Que procedeu por meio de um levantamento bibliográfico acerca da temática estudada, onde foi aplicado um questionário quantitativo assegurando o anonimato dos participantes que foram alunos do 7º ano do ensino fundamental II. Com o intuito de identificar as disciplinas que apresentaram maiores dificuldades de aprendizagem; investigar os ambientes físicos e os recursos digitais utilizados no ensino remoto. Após a aplicação do questionário, os resultados foram coletados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que, embora o ensino remoto tenha sido a única alternativa plausível para o momento de pandemia, esta causou alguns impactos na vida dos estudantes de escolas da zona rural, principalmente no que se refere à inclusão e democratização digital, pois os alunos não conseguiram aprender, por não terem assistido as aulas online, mediante a falta de recursos com acesso à internet.
Given the atypical and challenging scenario imposed by the COVID-19 pandemic, the society was forced to adapt its routines and activities, as all aspects of daily life were impacted. Education, in particular, had to reinvent itself to ensure the continuation of the process of teaching-learning, utilizing remote methods. However, many students felt lost with this new approach, which has transformed into a new normative requirement. In light of this, the present work objective is to analyze the main impacts caused by the COVID-19 pandemic on education, in a rural context.This investigation was carried out through a bibliographic review of the studied topic, followed by the application of a quantitative questionnaire that ensured the anonymity of the participants, who were 7th-grade students of the middle school, with the goal of identifying students' deficits in remote learning, examining the decline in academic performance, and assessing the rate of school dropout during this period. After the application of the questionnaire the results were collected and analyzed qualitatively. The findings indicated that although remote learning was the only feasible alternative during the pandemic, it had some impacts on the lives of students in rural schools, especially in relation to digital inclusion and democratization, as many students were unable to learn due to a lack of internet access and the inability to attend online classes.
Me. Silva, Rogério dos Santos.
Ensino remoto.
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023.