Casa Tua: centro de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de Arapiraca - AL

Casa Tua: centro de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de Arapiraca - AL

Autor(a)
Campos, Ana Letícia Monteiro da Silva .
<ana.campos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
22/11/2024
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
110
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O tema do trabalho aborda sobre a vulnerabilidade das crianças e adolescentes, os obstáculos existentes na sociedade que as impendem de vivenciar o bem-estar na infância, e destaca a necessidade em criar espaços urbanos seguros para elas, destinado a suprir as demandas relacionadas a vulnerabilidade enfrentada pelos jovens. Foi pesquisado como a experiência urbana no Brasil é moldada por fatores como classe social, idade, raça e gênero. O estudo aborda o papel das crianças na cidade, sua vulnerabilidade social, a invisibilidade histórica e as leis de proteção à infância e adolescência no Brasil. Destacando a discrepância entre a função social da arquitetura e sua tendência para atender interesses econômicos, especialmente visível no contexto brasileiro marcado pelo capitalismo e elitização. Explora o papel do arquiteto na promoção de uma sociedade justa, o potencial do urbanismo social para inclusão e justiça social, e apresenta estudos de casos bem-sucedidos como referência para futuros projetos. A cidade de Arapiraca, contexto de intervenção deste trabalho, foi estudada na forma em que ela influencia a vida e o desenvolvimento das crianças locais, considerando vários aspectos, analisando como a criança é tratada no Plano Diretor, e a importância do Plano Municipal da Primeira Infância. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver o estudo preliminar de um Centro de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Arapiraca-AL. Para obter os objetivos propostos foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, descrição, vivência e análise de referências projetuais, entrevistas com o público alvo do projeto e estudo de condicionantes da área de intervenção. Para melhor compreensão da proposta, foi detalha as etapas do projeto, desde o conceito e partido adotados até a organização dos ambientes internos e externos. Descrevendo o programa de necessidades, o pré-dimensionamento, a implantação e a setorização no terreno, complementados por peças gráficas e soluções plásticas aplicadas na composição do projeto. Espera-se, como resultado desta pesquisa, soluções eficazes para o planejamento e desenvolvimento de um Centro de Acolhimento adequado e acessível para as crianças e adolescentes, além disso, espera-se que este estudo contribua de forma significativa para o conhecimento da vulnerabilidade desses jovens e sirva como referência para intervenções futuras em Arapiraca e outras localidades. 

Abstract

The theme of this work addresses the vulnerability of children and adolescents, the societal obstacles that prevent them from experiencing well-being during childhood, and highlights the need to create safe urban spaces to meet their needs. The study explores how the urban experience in Brazil is shaped by factors such as social class, age, race, and gender. It discusses the role of children in the city, their social vulnerability, historical invisibility, and child protection laws in Brazil. It also highlights the gap between the social role of architecture and its tendency to serve economic interests, especially in the Brazilian context marked by capitalism and elitism. The research examines the architect's role in promoting a fair society, the potential of social urbanism for inclusion and social justice, and presents successful case studies as references for future projects. The city of Arapiraca, the intervention context of this work, was studied in terms of how it influences the lives and development of local children, considering various aspects, including how children are addressed in the Master Plan and the importance of the Municipal Early Childhood Plan. The main objective of this work was to develop the preliminary study of a Shelter Center for children and adolescents in situations of social vulnerability in Arapiraca-AL. To achieve the proposed objectives, the following methodological procedures were adopted: bibliographic and documentary research, description, experience, and analysis of project references, interviews with the target audience, and the study of the area’s conditions. To better understand the proposal, the project stages were detailed, from the adopted concept and design approach to the organization of internal and external spaces. The needs program, predimensioning, site implantation, and zoning were described, complemented by graphic representations and aesthetic solutions applied to the project. The expected result of this research is to provide effective solutions for planning and developing a suitable and accessible Shelter Center for children and adolescents, contributing significantly to the understanding of their vulnerability and serving as a reference for future interventions in Arapiraca and other locations. 

Orientador(a)
Ma. Santos, Amanda Cristina.
Banca Examinadora
Brito, Alaí Miller da Silva.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Dr. Neves, Rafael Rust.
Palavras-chave
Inclusão social.
Vulnerabilidade social.
Urbanismo social.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
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