O conhecimento financeiro dos educadores de uma escola pública do município de Palmeira dos Índios - AL
O conhecimento financeiro dos educadores de uma escola pública do município de Palmeira dos Índios - AL
<pereiramateus219@gmail.com>
O tema sobre educação financeira foi escolhido devido a sua grande relevância para a sociedade brasileira. Apesar de já existirem diversos trabalhos acadêmicos nessa temática, sempre há novos conhecimentos a serem descobertos. Este trabalho, intitulado com: “O conhecimento financeiro dos educadores de uma escola pública do município de Palmeira dos Índios - AL, buscou investigar o nível de conhecimento financeiro e as práticas relacionadas à gestão financeira entre professores efetivos de uma escola pública em Palmeira dos Índios - AL. Desenvolvido através de um estudo exploratório descritivo, o trabalho utiliza questionários que foram aplicados a 10 educadores para identificar seus perfis pessoais, levantar conceitos de educação financeira conhecidos por eles e mapear as práticas financeiras que são aplicadas cotidianamente. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores possuem conhecimento sobre alguns conceitos dentro da educação financeira, como planejamento, metas financeiras, orçamento e reserva de emergência. Porém, existe uma grande lacuna entre o conhecimento teórico e a parte prática do que é conhecido, pois muitos dos educadores não utilizam as ferramentas financeiras de forma consistente. Dessa forma, faz-se necessário que pesquisas relacionadas a essa temática continuem sendo feitas para que sejam promovidas ações aproximadas com os professores, como oficinas, palestras, acompanhamento financeiro, para fortalecer a aplicação do conhecimento financeiro entre os educadores.
The topic of financial education was chosen due to its great relevance to Brazilian society. Although there are already several academic works on this topic, there is always new knowledge to be discovered. This work, entitled: “The financial knowledge of educators at a public school in the municipality of Palmeira dos Índios - AL, sought to investigate the level of financial knowledge and practices related to financial management among effective teachers at a public school in Palmeira dos Índios - AL. Developed through an exploratory descriptive study, the work uses questionnaires that were applied to 10 educators to identify their personal profiles, survey concepts of financial education known to them and map the financial practices that are applied on a daily basis. The results obtained show that the majority of teachers have knowledge of some concepts within financial education, such as planning, financial goals, budgeting and emergency reserves. However, there is a big gap between theoretical knowledge and the practical part of what is known, as many educators do not use financial tools consistently. Therefore, it is necessary that research related to this topic continues to be carried out so that approximate actions can be promoted with teachers, such as workshops, lectures, financial monitoring, to strengthen the application of financial knowledge among educators.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Educação financeira.
Finanças pessoais - Gestão.