Estudo de aspectos críticos em discurso de músicas da plataforma _Youtube_

Estudo de aspectos críticos em discurso de músicas da plataforma Youtube

Autor(a)
Moraes, Erika Yasmin Dantas.
<erika.moraes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
26/11/2024
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho analisa aspectos críticos em discurso de músicas da plataforma Youtube, provém do projeto de PIBITI “Estudo de Aspectos Retóricos e Críticos Relacionados a Temas Sociais Contemporâneos Veiculados em Discursos de Redes Sociais/Plataformas Digitais” orientado pelo Prof. Dr. Deywid Wagner de Melo no curso de Letras – Língua Portuguesa da UFAL Arapiraca. O objetivo é analisar aspectos críticos da linguagem em discursos de canções brasileiras na plataforma Youtube. Fundamenta-se em Fairclough (2001), Vieira e Macedo (2018), Silva, Rocha e Melo (2021), Bessa e Sato (2018), entre outros. Entende-se que a Análise do Discurso Crítica (ADC) é uma prática social transformadora da sociedade, conforme Vieira e Macedo (2018). A metodologia adotada é de abordagem qualitativa. O corpus é constituído por 20 músicas que estão disponíveis na plataforma YouTube, separadas por temáticas de cunho social, tendo como critério para seleção o número de visualizações. Dentre essas 20 músicas, apenas três foram analisadas nesta pesquisa. As análises indicam que o discurso musical das canções analisadas promove a disseminação de discursos ideológicos contemporâneos de contrapoder que podem alterar as assimetrias sociais, bem como, em contrapartida, favorece a legitimação dos discursos de classes dominantes, explicitando a importância da Análise de Discurso Crítica que, por intermédio das categorias de análise, contribui para a promoção de mudanças nas relações de poder.  

Abstract

The present work analyzes critical aspects in the discourse of songs on the YouTube platform, and comes from the PIBITI project “Study of Rhetorical and Critical Aspects Related to Contemporary Social Themes Conveyed in Discourses on Social Networks/Digital Platforms” supervised by Prof. Dr. Deywid Wagner de Melo in the Letras - Língua Portuguesa course at UFAL Arapiraca. The objective is to analyze critical aspects of language in discourses of Brazilian songs on the YouTube platform. It is based on Fairclough (2001), Vieira and Macedo (2018), Silva, Rocha and Melo (2021), Bessa and Sato (2018), among others. It is understood that Critical Discourse Analysis (CDA) is a social practice that transforms society, according to Vieira and Macedo (2018). The methodology adopted is qualitative. The corpus consists of 20 songs that are available on the YouTube platform, divided by social themes, with the number of views as the selection criterion. Among these 20 songs, only three were analyzed in this research. The analyses indicate that the musical discourse promotes the dissemination of contemporary ideological discourses of counter-power that can change social asymmetries, as well as, in return, favors the legitimization of the discourses of dominant classes, explaining the importance of Critical Discourse Analysis which, through the categories of analysis, contributes to the promotion of changes in power relations.  

Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Esp. Fragoso, Marcos Vinícius Lúcio.
Me. Rocha, Max Silva da.
Palavras-chave
Discurso.
Linguística.
Músicas - Análise do discurso crítica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
64
Observações


Não foi possível exibir o PDF