Abordagem Pikler-Lóczy e profissionalidade em educação infantil: contribuições à organização do trabalho com bebês
Abordagem Pikler-Lóczy e profissionalidade em educação infantil: contribuições à organização do trabalho com bebês
<samia.bispo@arapiraca.ufal.br>
No Brasil, são os cursos de licenciatura em pedagogia que habilitam professores para o trabalho na educação infantil, etapa que envolve cuidado e educação com crianças de 0 a 5 anos. Nota-se, contudo, que as especificidades de ser e existir como bebê, em nossa sociedade, precisam ganhar maior visibilidade no currículo de pedagogia. Perante essa problemática, o objetivo geral desse trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a abordagem Pikler-Lòczy, dando destaque para suas contribuições na compreensão das crianças de 0 a 3 anos e para suas possibilidades formativas de docentes que irão se empenhar na organização do trabalho em Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: investigar os aspectos históricos da abordagem; constatar a importância do cuidar e educar e descrever a relevância do planejamento de formação de professores através dos princípios de Pikler. Assim a metodologia proposta é bibliográfica, embasada em autores que debatem o assunto a exemplo de Falk (2011), Fochi (2015), Tardos (2012), conta ainda com estudos em sites, revistas especializadas, artigos científicos e teses que discutem a questão da Abordagem Pikler. Partiu-se da ideia de que a abordagem Pikler-Lóczy têm potencial de contribuir com o desenvolvimento da profissionalidade em educação infantil – aquela que possibilita o atendimento das necessidades específicas da criança. Por meio da pesquisa, foi possível caracterizar historicamente e teoricamente a abordagem Pikler-Lóczy, dando destaque para uma visão integrada do desenvolvimento infantil, na qual a liberdade do movimento e o brincar livre são fundamentais para a constituição da autonomia. Os bebês não são seres padronizados, desse modo, é preciso considerar a singularidade de cada criança e sua forma sensível de se comunicar, que requer abertura para explorar o ambiente por meio dos sentidos, percebendo o mundo a partir de sua própria percepção e incorporando experiências por meio de sua corporalidade.
In Brazil, it is the teaching degree courses in pedagogy that qualify teachers to work in early childhood education, a stage that involves care and education with children from 0 to 5 years old. It is noted, however, that the specificities of being and existing as a baby, in our society, need to gain greater visibility in the pedagogy curriculum. In view of this problem, the general objective of this work was to carry out a bibliographic research on the Pikler-Lòczy approach, highlighting its contributions to the understanding of children from 0 to 3 years old and its formative possibilities of teachers who will engage in the organization of work in Early Childhood Education. Its specific objectives are: to investigate the historical aspects of the approach; to verify the importance of caring and educating and to describe the relevance of teacher training planning through Pikler's principles. Thus, the proposed methodology is bibliographic, based on authors who debate the subject, such as Falk (2011), Fochi (2015), Tardos (2012), and also has studies on websites, specialized journals, scientific articles and theses that discuss the issue of the Pikler Approach. It was based on the idea that the Pikler- Lóczy approach has the potential to contribute to the development of professionalism in early childhood education – the one that makes it possible to meet the specific needs of the child. Through the research, it was possible to characterize the Pikler-Lóczy approach historically and theoretically, highlighting an integrated view of child development, in which freedom of movement and free play are fundamental for the constitution of autonomy. Babies are not standardized beings, so it is necessary to consider the uniqueness of each child and their sensitive way of communicating, which requires openness to explore the environment through the senses, perceiving the world from their own perception and incorporating experiences through their corporeality.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Educação.
Educação infantil.