A sólida formação teórica de professores de educação física: identificando contradições e possibilidades na produção da conhecimento a partir do Nordeste do Brasil (2005-2022)

A sólida formação teórica de professores de educação física: identificando contradições e possibilidades na produção da conhecimento a partir do Nordeste do Brasil (2005-2022)

Autor(a)
Santana, Matheus Lima de.
<matheus.santana1@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
21/01/2025
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
115
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

 Esta dissertação trata da problemática da Formação de Professores em Educação Física em geral e, especificamente, o debate sobre a divisão dos cursos em Licenciatura e Bacharelado, particularmente na expressão deste debate na produção do conhecimento em dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2005 e 2022. O problema da investigação diz respeito a categoria empírica “sólida formação teórica” defendida pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e sua consideração na produção do conhecimento formulado em teses de doutorado. As questões de investigação são três: Qual é a produção do conhecimento que trata da formação de professores, em teses de doutorado, defendidas no PGEDU/FACED/UFBA no período de 2005 a 2022? Sob que fundamentos estas teses consideram a categoria “sólida formação teórica”? Quais as proposições defendidas nas teses levantadas a partir do PPGEDU/FACED/UFBA, considerando uma análise do grau de desenvolvimento para enfrentar o recuo teórico e a desvalorização da formação de Educação Física, mediante a divisão dos cursos em Licenciatura e Bacharelado? O objetivo geral é, após a análise das teses de doutorado, delimitando como amostra estudos produzidos sobre Formação de Professores de Educação Física entre os anos de 2005 e 2022 no PGEDU/FACED/UFBA, apresentar uma síntese do grau de desenvolvimento do conhecimento acerca do princípio da sólida formação teórica e seus principais fundamentos baseados na formação omnilateral. Os Objetivos específicos são: (a) mapear e analisar as teses que tratam da formação de professores de Educação Física, que foram defendidas no período de 2005-2022 no PGEDU/FACED/UFBA; (b) recuperar nos estudos clássicos da área de Educação Física os fundamentos da defesa de uma sólida formação teórica; (c) identificar nas teses levantadas e analisadas as proposições produzidas sobre formação omnilateral, que contribuem para enfrentar diretrizes de formação que desvalorizam a Licenciatura em Educação Física e propiciam o recuo teórico na formação de professores. O percurso teórico-metodológico considerou a delimitação de concepções e críticas sobre sociedade, formação humana, formação de professores, formação de professores de Educação Física, diretrizes curriculares, sólida formação teórica. Partimos da realidade concreta da formação de professores, consultando bancos de dados e repositórios oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Universidades. Analisamos as atuais diretrizes, delimitamos fontes documentais, usamos protocolos de pesquisa e matriz paradigmática de análise da produção do conhecimento. Os dados levantados com instrumentos protocolares, foram sistematizados em gráficos, tabelas e quadros que nos permitiram visualizar e discutir os resultados. Como dados empíricos, foram localizadas nove teses defendidas no PGEDU/FACED/UFBA, instituição com o maior número de produções sobre essa temática no país. Recuperou-se a lógica destes estudos e a dinâmica do real que expressam. A análise dos dados revela que os estudos convergem na constatação da fragmentação, na negação do conhecimento na formação inicial, no recuo teórico e, apresentam elementos teóricometodológicos para enfrentar as problemáticas identificadas, apontando-se como proposta principal a formação em um curso único de Licenciatura Ampliada em Educação Física.  

Abstract

 This dissertation deals with the issue of Teacher Training in Physical Education in general and, specifically, the debate on the division of courses into Licenciatura and Bacharelado, particularly in the expression of this debate in the production of knowledge in dissertations and theses defended in Brazil between 2005 and 2022. The research problem concerns the empirical category “solid theoretical training” defended by the National Association for the Training of Education Professionals and its consideration in the production of knowledge formulated in doctoral theses. The research questions are threefold: What is the production of knowledge on teacher training in doctoral theses defended at the PGEDU/FACED/UFBA between 2005 and 2022? On what grounds do these theses consider the category “solid theoretical training”? What are the propositions defended in the theses from the PPGEDU/FACED/UFBA, considering an analysis of the degree of development to face the theoretical retreat and devaluation of Physical Education training, through the division of courses into Licenciatura and Bacharelado? The general objective is, after analyzing the doctoral theses, delimiting as a sample studies produced on Physical Education Teacher Training between 2005 and 2022 in the PGEDU/FACED/UFBA, to present a synthesis of the degree of development of knowledge about the principle of solid theoretical training and its main foundations based on omnilateral training. The specific objectives are: (a) to map and analyze the theses dealing with the training of Physical Education teachers, which were defended in the period 2005-2022 in the PGEDU/FACED/UFBA; (b) to recover in the classical studies of the area of Physical Education the foundations of the defense of a solid theoretical training; (c) to identify in the theses surveyed and analyzed the propositions produced on omnilateral training, which contribute to confronting training guidelines that devalue the Physical Education degree and promote the theoretical retreat in teacher training. The theoretical-methodological path considered the delimitation of conceptions and criticisms about society, human formation, teacher formation, Physical Education teacher formation, curriculum guidelines, solid theoretical formation. We started from the concrete reality of teacher training, consulting official databases and repositories from the Ministry of Science, Technology and Innovation and universities. We analyzed the current guidelines, delimited documentary sources, used research protocols and a paradigmatic matrix for analyzing the production of knowledge. The data collected using protocol instruments was systematized in graphs, tables and charts that allowed us to visualize and discuss the results. As empirical data, we located nine theses defended at the PGEDU/FACED/UFBA, the institution with the largest number of productions on this subject in the country. The logic of these studies and the dynamics of the real they express were recovered. The analysis of the data reveals that the studies converge in the finding of fragmentation, in the denial of knowledge in initial training, in the theoretical retreat and present theoretical-methodological elements to tackle the problems identified, with the main proposal being training in a single Extended Degree course in Physical Education.  

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Dr.ª Sá, Kátia Oliver de.
Palavras-chave
Formação docente.
Educação física - Professores.
Professores - Aperfeiçoamento.
Licenciatura ampliada.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
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