A cartilha didática como instrumento científico para aprendizagem do Papilomavírus humano e sua prevenção

A cartilha didática como instrumento científico para aprendizagem do Papilomavírus humano e sua prevenção

Autor(a)
Silva, Maria Eduarda da.
<maria.silva4@arapiraca.ufal,br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
05/12/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
46
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Papilomavírus Humano se trata uma infecção sexualmente transmissível causada por vírus que pode levar ao desenvolvimento de verrugas genitais e, em alguns casos, a tipos de câncer, sendo a principal causa do câncer de colo do útero. Portanto é considerado um problema de saúde pública. Este estudo teve como propósito analisar o conhecimento da população brasileira sobre HPV identificando lacunas para construção de material de apoio didático. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando os termos descritores "Papilomavírus humano", papilomavírus, HPV, adolescente, adultos e conhecimento, as buscas de dados se deram em quatro bases de dados bibliográficos (LILACS, MEDLINE, BDENF e SCIELO), a amostra final totalizou em dezoito estudos de todas as regiões do país. Identificou-se nos dados obtidos que o nível de conhecimento da população brasileira sobre o HPV é baixo, especialmente no que se refere à transmissão do vírus, como se dão os sintomas, quais são as formas de prevenção, além disso, detectou-se interferência de notícias falsas no entendimento do tema e interferência dos pais e responsáveis na decisão dos filhos em se vacinar. Com base nesses resultados, organizou-se as informações obtidas em categorias, o que possibilitou a construção de uma cartilha educativa, na qual buscou-se abordar os diferentes aspectos do HPV, como a sua definição, as formas de transmissão, os sintomas, como é feito o diagnóstico, o tratamento, a prevenção, enfatizando a vacinação, e a relação da infecção com o câncer de colo uterino e outros tipos de câncer. A cartilha foi elaborada buscando utilizar linguagem objetiva, com o intuito de facilitar a compreensão dos diferentes públicos que poderão utilizá-la. Portanto, é esperado que a cartilha elaborada possa ser um bom instrumento didático no combate a desinformação e melhoria do conhecimento em geral sobre o HPV, podendo ser utilizada por educadores e profissionais da saúde, em contextos de saúde, educação e suas interseccionalidades.  

Abstract

Human Papillomavirus is a sexually transmitted infection caused by a virus that can lead to the development of genital warts and, in some cases, types of cancer, and is the main cause of cervical cancer. Therefore, it is considered a public health problem. This study aimed to analyze the knowledge of the Brazilian population about HPV, identifying gaps for the construction of teaching support material. An integrative literature review was carried out, using the descriptors "Human Papillomavirus", papillomavirus, HPV, adolescent, adults and knowledge. Data searches were carried out in four bibliographic databases (LILACS, MEDLINE, BDENF and SCIELO), and the final sample totaled eighteen studies from all regions of the country. The data obtained revealed that the Brazilian population has a low level of knowledge about HPV, especially regarding the transmission of the virus, its symptoms, and prevention methods. Furthermore, it was found that fake news interfered with the understanding of the topic and that parents and guardians interfered with their children's decision to get vaccinated. Based on these results, the information obtained was organized into categories, which enabled the creation of an educational booklet that sought to address the different aspects of HPV, such as its definition, transmission methods, symptoms, diagnosis, treatment, prevention (with emphasis on vaccination), and the relationship between the infection and cervical cancer and other types of cancer. The booklet was prepared using objective language to facilitate understanding by the different audiences that may use it. Therefore, it is expected that the prepared booklet can be a good teaching tool in combating misinformation and improving general knowledge about HPV, and can be used by educators and health professionals, in contexts of health, education and their intersections.  

Orientador(a)
Dr.ª Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo.
Coorientador(a)
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Banca Examinadora
Me. Silva, José Junio da.
Ma. Farias, Maria Betânia Monteiro de.
Palavras-chave
HPV (Vírus).
Educação em saúde.
Papilomavírus humano.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
58
Observações


Não foi possível exibir o PDF