O uso do laboratório virtual como metodologia ativa para o ensino de imunologia na graduação
O uso do laboratório virtual como metodologia ativa para o ensino de imunologia na graduação
<ivo.silva@arapiraca.ufal.br>
Integrar práticas de simulação na educação é muito importante, pois os estudantes conseguem desenvolver competências transformadoras no processo de ensino-aprendizagem. Os laboratórios virtuais, por exemplo, constituem simulações roteirizadas que estão integradas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, surgindo como proposta inovadora. Logo, o estudo teve como objetivo relatar experiências de Monitoria Acadêmica no ensino de Imunologia Básica, considerando o uso do laboratório virtual Algetec como estratégia metodológica. Trata-se de uma pesquisa descritiva com natureza qualitativa, construída com observações baseadas num Relato de Experiência (RE), vivenciada numa instituição pública federal, cujas investigações ocorreram durante e após os momentos de Monitoria Acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na disciplina de Imunologia Básica, ministrada para 42 alunos matriculados no 3º período do semestre letivo 2023.1. O monitoramento das atividades foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), incluindo cinco práticas virtuais. Tanto o monitor como os estudantes monitorados já conheciam o laboratório Algetec, pois utilizaram em outras disciplinas da graduação. Os encontros de monitoria para uso do recurso digital ocorreram de modo presencial e remoto. O RE foi construído seguindo cinco partes: conhecendo o laboratório virtual Algetec; acompanhamento dos estudantes nas práticas virtuais; um olhar sobre os dados pedagógicos; identificação de vantagens e possíveis limitações no uso do software educacional, e descrição de contribuições oferecidas pela Monitoria Acadêmica. As observações constataram que o laboratório virtual Algetec funcionou como uma plataforma educacional que proporcionou simulações interativas de práticas laboratoriais, integrando diversos campos de conhecimento científico. A ferramenta possuiu muitos benefícios, integrando materiais teóricos e práticos. Além disso, os estudantes responderam questões de múltipla escolha que, juntamente com o percentual de execução no laboratório, consistiram em dados pedagógicos que foram olhados com diferentes perspectivas. De modo geral, o envolvimento dos universitários, refletido no desempenho pedagógico observado, constatou bons resultados no uso do laboratório Algetec, porém, dificuldades também foram constatadas. Assim, essa experiência de monitoria mostrou que recursos tecnológicos durante o processo de qualificação profissional em Ciências Biológicas podem ser eficazes. Além disso, por meio de práticas virtuais, os estudantes desenvolveram competências técnicas no manuseio de testes imunológicos, observações e resultados experimentais, fatores integrados no método ativo e imprescindíveis no ensino de Imunologia.
Integrating simulation practices into education is very important, as students can develop transformative skills in the teaching-learning process. Virtual laboratories, for example, are scripted simulations that are integrated into Information and Communication Technologies, emerging as an innovative proposal. Therefore, the study aimed to report experiences of Academic Monitoring in the teaching of Basic Immunology, considering the use of the Algetec virtual laboratory as a methodological strategy. This is a descriptive research of a qualitative nature, constructed with observations based on an Experience Report (ER), experienced in a federal public institution, whose investigations occurred during and after the Academic Monitoring moments in the Bachelor's Degree in Biological Sciences, in the Basic Immunology discipline, taught to 42 students enrolled in the 3rd period of the 2023.1 academic semester. The monitoring of the activities was carried out in the Virtual Learning Environment (AVA), including five virtual practices. Both the monitor and the students being monitored were already familiar with the Algetec laboratory, as they had used it in other undergraduate courses. The monitoring meetings for the use of the digital resource took place in person and remotely. The RE was constructed according to five parts: getting to know the Algetec virtual laboratory; monitoring students in virtual practices; a look at the pedagogical data; identifying advantages and possible limitations in the use of the educational software; and describing the contributions offered by Academic Monitoring. The observations found that the Algetec virtual laboratory functioned as an educational platform that provided interactive simulations of laboratory practices, integrating various fields of scientific knowledge. The tool had many benefits, integrating theoretical and practical materials. In addition, the students answered multiple-choice questions that, together with the percentage of execution in the laboratory, consisted of pedagogical data that were viewed from different perspectives. In general, the involvement of the university students, reflected in the observed pedagogical performance, showed good results in the use of the Algetec laboratory, however, difficulties were also observed. Thus, this monitoring experience showed that technological resources during the professional qualification process in Biological Sciences can be effective. Furthermore, through virtual practices, students developed technical skills in handling immunological tests, observations and experimental results, factors integrated into the active method and essential in teaching Immunology
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Metodologias ativas.
Ferramentas digitais.
Simulações educativas.