Bioclimatologia em instituições de ensino: um estudo de caso da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, em Coité do Nóia - AL
Bioclimatologia em instituições de ensino: um estudo de caso da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, em Coité do Nóia - AL
<jose.thomas@arapiraca.ufal.br>
O trabalho foi desenvolvido a partir do questionamento sobre as consequências da inadequação climática em instituições de ensino e que soluções podem ser adotadas para tornar o ambiente escolar mais confortável. Com base nisso, o objetivo foi avaliar a adequação climática para condicionamento térmico passivo da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, na Cidade de Coité do Nóia – AL. Para a realização da pesquisa, foram adotados os seguintes procedimentos: a) monitoramento higrotérmico das salas de aula; b) avaliação do aproveitamento das estratégias bioclimáticas de ventilação e sombreamento; c) avaliação do percentual de aberturas e dos sistemas de vedação horizontal e vertical, quanto ao atendimento das normas NBR 15575:2021 e NBR 15220:2005 e d) avaliação das condições de conforto através do índice da carta de Givoni. A partir da realização do monitoramento higrotérmico, foram obtidos valores elevados de temperatura do ar dentro das salas de aula, sendo necessário adotar soluções que promovam melhores condições de aproveitamento das estratégias de climatização passiva aos usuários. Além disso, o percentual mínimo de área efetiva para ventilação não foi atendido em nenhuma sala de aula e a implantação e envoltória do edifício contribui para que uma parcela dos ambientes de ensino recebam a ventilação dos ventos predominantes, enquanto em outras salas é necessário adotar soluções para captar os ventos pelo telhado, devido ao posicionamento das esquadrias em zonas de baixa pressão. Com isso, o estudo apontou a necessidade de substituição do tipo de esquadria existente por uma tipologia com maior área efetiva para ventilação e o sombreamento das esquadrias para impedir que a radiação solar direta entre no interior das salas de sala. Junto a isso, o resfriamento evaporativo é uma estratégia indicada para região, devido ao clima quente e seco. Sendo assim, o uso das estratégias bioclimáticas em conjunto pode promover melhorias no desempenho térmico no interior dos ambientes de ensino.
The study was developed based on questions about the consequences of inadequate climate conditions in educational institutions and what solutions can be adopted to make the school environment more comfortable. Based on this, the objective was to evaluate the climatic suitability for passive thermal conditioning at the José de Sena Filho Municipal Basic Education School, in the city of Coité do Nóia - AL. To carry out the research, the following procedures were adopted: a) hygrothermal monitoring of classrooms; b) evaluation of the use of bioclimatic ventilation and shading strategies; c) evaluation of the percentage of openings and horizontal and vertical sealing systems, regarding compliance with standards NBR 15575:2021 and NBR 15220:2005; and d) evaluation of comfort conditions using the Givoni chart index. From the hygrothermal monitoring, high air temperature values were obtained inside the classrooms, making it necessary to adopt solutions that promote better conditions for the use of passive air conditioning strategies for users. Furthermore, the minimum percentage of effective ventilation area was not met in any classroom, and the building's layout and envelope contribute to a portion of the teaching environments receiving ventilation from the prevailing winds, while in other classrooms it is necessary to adopt solutions to capture the winds through the roof, due to the positioning of the frames in low-pressure zones. Therefore, the study pointed out the need to replace the existing type of frame with a typology with a larger effective ventilation area and to shade the frames to prevent direct solar radiation from entering the classrooms. In addition, evaporative cooling is a strategy recommended for the region, due to the hot and dry climate. Therefore, the use of bioclimatic strategies together can promote improvements in thermal performance inside teaching environments.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Dr.ª Nascimento, Melyna de Almeida Lamenha.
Arquitetura escolar.
Conforto térmico.
Arquitetura e clima.