A importância da formação continuada em educação ambiental para professores de ciências e biologia

A importância da formação continuada em educação ambiental para professores de ciências e biologia

Autor(a)
Pereira, Jane Clécia.
<jane.pereira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
13/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Durante o período escolar os estudantes passam a maior parte de seu tempo em instituições de ensino. Tornando-se assim o meio ideal para propagar os ensinamentos a respeito da Educação Ambiental. O objetivo deste trabalho foi investigar se os professores de Ciências e Biologia tinham formação continuada em Educação Ambiental. A metodologia caracterizou-se de um levantamento bibliográfico sobre a importância da formação continuada em Educação Ambiental de professores de Ciências e Biologia, onde foi aplicado um questionário com grupo de 15 professores de Ciências e Biologia, sendo um professor de uma escola privada e os outros 14 de escolas públicas, da cidade de Arapiraca-AL. O questionário foi aplicado e após coletados, os resultados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram a necessidade de cursos de formação continuada para os professores, a fim de que possuam um amplo conhecimento e segurança para falar da temática Educação Ambiental. 

Abstract

During the school period that students spend most of their time in educational institutions.Thus becoming the ideal means to spread teachings about Environmental Education. The objective was to investigate whether Science and Biology teachers have continued training in Environmental Education.The methodology of this work was characterized by a bibliographical survey on the importance of continued training in Environmental Education for Science and Biology teachers, where a questionnaire was also applied to a group of 15 Science and Biology teachers, one teacher from a school private and the other 14 from public schools, in the city of Arapiraca-AL. The questionnaire was applied and after being collected, the results were analyzed qualitatively. The results highlighted the need for continuing training courses for teachers, so that they have broad knowledge and confidence to talk about the topic of Environmental Education. 

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Emanuel Júnior Pereira da.
Dr. Lima, Mauricio Silva de .
Palavras-chave
Formação docente.
Educação ambiental.
Capacitação profissional.
Educação continuada.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
49
Observações


Não foi possível exibir o PDF