Sentir o habitar: proposta de reforma de uma residência popular para uma família com criança autista

Sentir o habitar: proposta de reforma de uma residência popular para uma família com criança autista

Autor(a)
Paiva, Mariane Clara Gois de.
<mariane.paiva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
18/11/2024
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
82
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento neurológico e caracteriza-se por alguns fatores como: dificuldade de interação social, comunicação e linguagem; e pela presença de comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Os primeiros sinais se manifestam ainda na infância, nos primeiros anos, e a intervenção deve ser realizada de maneira precoce, com o intuito de promover um bom desenvolvimento cognitivo e, desta forma, contribuir diretamente na qualidade de vida. Nesse sentido, o ambiente em que essas crianças vivem pode ser visto como um grande aliado, visto que é algo que possui grande influência na maneira como nos sentimos e se planejado levando em consideração suas necessidades, será capaz de promover conforto e segurança para que a criança possa desenvolver autonomia. A questão é ainda mais significativa quando se direciona o olhar para Habitações de Interesse Social devido à problemática da construção padronizada que não leva em consideração as necessidades individuais dos usuários e que, no contexto da criança com TEA, é um ponto sensível. Deste modo, esta pesquisa objetiva adaptar uma residência padrão existente, através de diretrizes projetuais inclusivas e definição de programa de necessidades especifico, que seja capaz de promover conforto, bem estar, segurança e um bom desenvolvimento cognitivo para a criança autista e sua família, respeitando suas percepções sensoriais. Para isso, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, em livros, dissertações, artigos e sites sobre os temas: autismo infantil, psicologia ambiental, arquitetura sensorial e habitação de interesse social; análise de projetos voltados para o público autista; entrevista com profissionais que trabalham com o desenvolvimento de crianças autistas e também com uma família moradora do residencial Agreste. A pesquisa trouxe informações relevantes que direcionam profissionais da arquitetura e urbanismo na criação de ambientes que atendam as demandas específicas do público autista, especificamente no contexto de famílias que residem em uma habitação de interesse social, que é uma temática pouco tratada no Brasil.

Abstract

Autism Spectrum Disorder (ASD) affects neurological development and is characterized by factors such as: difficulty with social interaction, communication and language; and the presence of restricted and repetitive behaviors and interests. The first signs appear in childhood, in the early years, and intervention should be carried out early, with the aim of promoting good cognitive development and, in this way, contributing directly to the quality of life. In this sense, the environment in which these children live can be seen as a great ally, since it is something that has a great influence on the way we feel and, if planned taking into account their needs, will be able to promote comfort and safety so that the child can develop autonomy. The issue is even more significant when looking at Social Interest Housing due to the problem of standardized construction that does not take into account the individual needs of users and which, in the context of children with ASD, is a sensitive point. Thus, this research aims to adapt an existing standard residence, through inclusive design guidelines and the definition of a specific needs program, which is capable of promoting comfort, well-being, safety and good cognitive development for autistic children and their families, respecting their sensory perceptions. To this end, the methodology used was a bibliographic review of books, dissertations, articles and websites on the following topics: childhood autism, environmental psychology, sensory architecture and social housing; analysis of projects aimed at the autistic public; interviews with professionals who work with the development of autistic children and also with a family living in the Agreste residential complex. The research provided relevant information that guides professionals in architecture and urban planning in the creation of environments that meet the specific demands of the autistic public, specifically in the context of families living in social housing, which is a topic little addressed in Brazil.

Orientador(a)
Ma. Santos, Amanda Cristina.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Ailma Leanne de Melo.
Dr. Neves, Rafael Rust.
Ma. Silva, Thatyane Pereira Melo da.
Palavras-chave
Habitação de interesse social.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Arquitetura sensorial.
Arquitetura e bem-estar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
38
Observações


Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF