Comunidade, experiências e conexões: proposta de loja conceito para marca de roupas masculinas em Arapiraca / AL

Comunidade, experiências e conexões: proposta de loja conceito para marca de roupas masculinas em Arapiraca / AL

Autor(a)
Silva, Pedro Otávio Cardoso da.
<pedro_cardoso2020@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/11/2024
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente, em um cenário altamente competitivo no mercado varejista de vestuário, onde diversas marcas concorrentes coexistem, é essencial adotar estratégias de diferenciação para manter uma identidade de marca relevante e progressiva. Uma das abordagens empregadas é a criação de lojas conceito, estabelecimentos que visam materializar os conceitos e a identidade da marca, oferecendo uma experiência única aos clientes e estabelecendo uma conexão entre consumidor e marca, que transcende a mera transação comercial. Este trabalho destaca a importância das lojas-conceito para o fortalecimento da marca, explorando suas concepções e objetivos, culminando no desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma loja conceito, a nível de estudo preliminar, como resultado final do estudo. Esta pesquisa visa oferecer uma compreensão abrangente das lojas-conceito por meio de uma revisão bibliográfica. Serão exploradas suas origens, conceitos, características e exemplos significativos, com o intuito de destacar sua relevância e materializa-la através do projeto final. 

Abstract

Currently, in a highly competitive scenario in the clothing retail market, where several competing brands coexist, it is essential to adopt differentiation strategies to maintain a relevant and progressive brand identity. One of the approaches used is the creation of concept stores, establishments that aim to materialize the concepts and identity of the brand, offering a unique experience to customers and establishing a connection between consumer and brand, which transcends the mere commercial transaction. This work highlights the importance of concept stores for strengthening the brand, exploring its conceptions and objectives, culminating in the development of an innovative concept store project, at the level of a preliminary study, as the final result of the study. This research aims to provide a comprehensive understanding of concept stores through a literature review. Its origins, concepts, characteristics and significant examples will be explored, with the aim of highlighting its relevance and materializing it through the final project. 

Orientador(a)
Ma. Santos, Amanda Cristina.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Ailma Leanne de Melo.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Bezerra, Thyago Araujo.
Palavras-chave
Arquitetura comercial.
Arquitetura - Projetos e plantas.
Lojas conceito.
Flagship stores.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
49
Observações


Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF