Formação de professores no curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca: reflexão sobre tendências pedagógicas na formação inicial

Formação de professores no curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca: reflexão sobre tendências pedagógicas na formação inicial

Autor(a)
Ribeiro, Maria Lúcia da Silva.
<maria.lucia@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
21/01/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
118
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente investigação tem como problemática a formação dos professores no curso de Pedagogia. O problema da pesquisa diz respeito aos fundamentos da teoria pedagógica do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca. Levantamos três elementos que subsidiaram o nosso processo investigativo, a saber: o primeiro, referente a formação de professores, em especial dos pedagogos e, especificamente do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca; o segundo, em relação as diretrizes que vem orientando a formação de professores; e o terceiro, acerca do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca, seu histórico, as diretrizes que o orientam e, a teoria pedagógica que fundamenta o Projeto Político Pedagógico. Assim, o objetivo é apresentar uma síntese explicativa sobre a situação atual dos cursos de Pedagogia, em especial o da UFAL-Campus Arapiraca, identificando as contradições e possibilidades superadoras no que diz respeito as tendências pedagógicas. Os objetivos específicos são: (1) Realizar um levantamento histórico da formação de professores, em especial do Curso de Pedagogia da UFAL- Campus Arapiraca; (2) Criticar as diretrizes curriculares de formação de professores e de pedagogos; (3) Reconhecer as contradições e possibilidades superadoras das diretrizes curriculares de formação de professores do Curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca. Para realizar as análises e tecer as críticas às referidas diretrizes curriculares, nos embasamos nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. As fontes de pesquisa foram: (1) os documentos do curso de pedagogia, (2) as diretrizes que orientam os cursos de formação de professores e, em especial, os pedagogos. A análise dos dados nos permite, em síntese, concluir que, em geral, está ocorrendo um recuo teórico na formação de pedagogos que pode ser identificado nas propostas oficiais de diretrizes curriculares, nas propostas de divisão do curso de Pedagogia, na criação de conselhos profissionais e, no esvaziamento teórico pela não consideração de uma fundamentação teórica-metodológica crítica do curso, na qual se inclui a teoria pedagógica histórico-crítica. Especificamente no Curso de Pedagogia de Arapiraca identificamos incoerências e incongruências entre a identidade do Curso, o perfil anunciado, as ementas das disciplinas e, suas referências teóricas o que sugere a necessidade da permanente avaliação curricular para que ocorram avanços na fundamentação da proposta curricular na perspectiva da pedagogia histórico-critica.

Resumen

La presente investigación tiene como problemática la formación de los profesores en el curso de Pedagogía. El problema de la investigación se refiere a los fundamentos de la teoría pedagógica del curso de Pedagogía de la UFAL Arapiraca. Levantamos tres elementos que subsidiaron nuestro proceso investigativo, a saber: el primero, referente a la formación de profesores, en especial de los pedagogos y, específicamente del curso de Pedagogía de la UFAL Arapiraca; el segundo, en relación con las directrices que han orientado la formación de profesores; y el tercero, acerca del curso de Pedagogía de la UFAL Arapiraca, su historia, las directrices que lo orientan y, la teoría pedagógica que fundamenta el Proyecto Político Pedagógico. Así, el objetivo es presentar una síntesis explicativa sobre la situación actual de los cursos de Pedagogía, en especial el de la UFAL-Campus Arapiraca, identificando las contradicciones y posibilidades superadoras en lo que respecta a las tendencias pedagógicas. Los objetivos específicos son: (1) Realizar un levantamiento histórico de la formación de profesores, en especial del Curso de Pedagogía de la UFAL-Campus Arapiraca; (2) Criticar las directrices curriculares de formación de profesores y pedagogos; (3) Reconocer las contradicciones y posibilidades superadoras de las directrices curriculares de formación de profesores del Curso de Pedagogía de la UFAL-Campus Arapiraca. Para realizar los análisis y tejer las críticas a las referidas directrices curriculares, nos basamos en los fundamentos de la pedagogía histórico-crítica. Las fuentes de investigación fueron: (1) los documentos del curso de pedagogía, (2) las directrices que orientan los cursos de formación de profesores y, en especial, los pedagogos. El análisis de los datos nos permite, en síntesis, concluir que, en general, está ocurriendo un retroceso teórico en la formación de pedagogos que puede ser identificado en las propuestas oficiales de directrices curriculares, en las propuestas de división del curso de Pedagogía, en la creación de consejos profesionales y, en el vaciamiento teórico por la no consideración de una fundamentación teórico-metodológica crítica del curso, en la cual se incluye la teoría pedagógica histórico-crítica. Específicamente en el Curso de Pedagogía de Arapiraca identificamos incoherencias e incongruencias entre la identidad del Curso, el perfil anunciado, los programas de las asignaturas y sus referencias teóricas, lo que sugiere la necesidad de una evaluación curricular permanente para que ocurran avances en la fundamentación de la propuesta curricular en la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica.

Orientador(a)
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Cristiano Cezar Gomes da.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Formação docente.
Currículo.
´Teorias pedagógicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
23
Observações


Não foi possível exibir o PDF