Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas salas de aula: uma revisão bibliográfica
Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas salas de aula: uma revisão bibliográfica
<rita.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Nas últimas décadas, a educação brasileira vivencia um cenário de transformações sociais que exige que o indivíduo, na sua relação com o próximo e com o trabalho, seja capaz de realizar leituras interativas, o que é possível por meio de uma alfabetização que o prepare para esse propósito. Em virtude desse apelo social globalizado, inúmeras pessoas, jovens e adultos, têm retornado às salas de aula em busca de uma formação que lhes permita o letramento e a aquisição de novos conhecimentos. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender os possíveis motivos da evasão escolar nas salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os objetivos específicos foram: identificar o perfil do aluno da modalidade EJA; apresentar possíveis estratégias para enfrentar a evasão escolar na EJA; aprofundar o entendimento sobre as principais causas desse fenômeno multidimensional. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, fundamentada em autores que debatem o tema, tais como Carmo e Silva (2016) e Arroyo (2005). Além disso, incluiu a consulta a revistas especializadas, artigos científicos e teses que abordam a questão da evasão escolar na EJA. A partir da pesquisa, observou-se que a adaptação do currículo para a EJA é essencial, integrando o que o aluno já sabe com o que ele deseja aprender, o que é primordial para aumentar seu interesse pela escola. Considerando as vivências e as dificuldades que o aluno enfrenta para permanecer na escola, o professor, enquanto mediador, deve ser um ouvinte atento e flexível, ajustando os conteúdos aplicados conforme a faixa etária dos alunos.
In recent decades, Brazilian education has experienced a scenario of social transformation that requires individuals to be able to read interactively in their relationships with others and with their work, which is possible through literacy that prepares them for this purpose. Because of this globalized social appeal, countless young people and adults have returned to the classroom in search of an education that will enable them to become literate and acquire new knowledge. The general aim of this study was to understand the possible reasons for school dropouts in Youth and Adult Education (EJA) classes. The specific objectives were: to identify the profileof the EJA student; to present possible strategies for dealing with school dropout in the EJA; to deepen our understanding of the main causes of this multidimensional phenomenon. The methodology adopted was bibliographical in nature, based on authors who debate the subject, such as Carmo and Silva (2016) and Arroyo (2005). It also included consulting specialized journals, scientific articles and theses that address the issue of school dropout in the EJA. From the research, it was observed that adapting the curriculum for the EJA is essential, integrating what the student already knows with what they want to learn, which is essential to increase their interest in school. Considering the students' experiences and the difficulties they face in staying in school, the teacher, as mediator, must be an attentive and flexible listener, adjusting the content applied according to the age group of the students.
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Educação.
Ensino e aprendizagem.