Letramento em saúde de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão de escopo

Letramento em saúde de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão de escopo

Autor(a)
Silva, Ana Karolina Santos.
<anakarolina.ss02@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
06/12/2024
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Concomitantemente à pandemia de COVID-19, surgiu uma infodemia, caracterizada como uma "epidemia de informação," que se tornou um sério desafio para a saúde pública mundial. Esse fenômeno envolve a rápida circulação de informações, tanto corretas quanto incorretas, através da internet. Em meio a esse volume de informações, espalham-se boatos e desinformação que, embora não sejam novos e existam desde a Idade Média, assumem hoje uma gravidade maior devido à velocidade e facilidade com que se disseminam. Diante desse cenário, surgiram questionamentos sobre o LS de estudantes universitários que podem ser sintetizados na forma da seguinte pergunta de pesquisa: O que está descrito, na literatura indexada, sobre o LS de estudantes universitários, no contexto da pandemia de COVID-19? E com o intuito de respondê-la, este trabalho foi elaborado com o objetivo de realizar uma revisão de escopo acerca do LS de estudantes universitários frente a pandemia de COVID-19. O LS é de suma importância na enfermagem, sendo fundamental para a prática da Enfermagem Baseada em Evidências (EBE), pois compreender o nível de habilidades dos estudantes na interpretação e aplicação de informações relacionadas à saúde, a enfermagem pode adaptar estratégias educacionais para melhorar o LS desses futuros profissionais, aprimorar as práticas e garantir uma abordagem mais fundamentada em evidências diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID- 19. A relação entre o nível de LS e o comportamento preventivo frente à COVID-19 foi evidente, com estudantes mais empoderados, demonstrando maior adesão a práticas de proteção. No entanto, o medo da doença desempenhou um papel significativo, mesmo entre os estudantes com bom nível de LS, indicando a importância de abordagens sensíveis à saúde mental. Neste cenário, as redes sociais, apesar de apresentarem riscos de desinformação, emergiram como ferramentas valiosas para reduzir os efeitos negativos do isolamento social e proporcionar interação social, entretenimento e informação. Este trabalho é uma revisão de escopo que busca mapear conceitos-chave e delimitar aspectos conceituais de um campo de pesquisa, destacando diferentes tipos de evidências. A busca foi realizada em bases como PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, BVS (Medline, Lilacs) e SciELO, incluindo descritores em português e termos indexados no DeCS, MeSH e EMTREE. Os resultados foram armazenados no Excel, com artigos completos em inglês ou português, sem restrição de tempo. A busca inicial identificou 453 estudos, dos quais 261 duplicados foram excluídos. Após leitura de títulos e resumos, 121 estudos foram eliminados, restando 71 para análise completa. Por fim, 29 estudos compuseram a síntese final, classificados pelo nível de evidência do Instituto Joanna Briggs.

Abstract

Simultaneously with the COVID-19 pandemic, an "infodemic," or information epidemic, emerged, which has become a significant challenge for global public health. This phenomenon involves the rapid circulation of both accurate and inaccurate information through the internet. Amid this information overload, rumors and misinformation spread, which, although not new and present since the Middle Ages, have become more severe today due to the speed and ease of dissemination. In this context, questions arose about the health literacy (HL) of university students, which can be summarized in the following research question: What is described in the indexed literature about the HL of university students in the context of the COVID-19 pandemic? To answer this question, this study was developed with the objective of conducting a scoping review on the HL of university students in response to the COVID-19 pandemic. HL is crucial in nursing, being fundamental to Evidence-Based Nursing (EBN) practice. By understanding students' skill levels in interpreting and applying health-related information, nursing education can adapt strategies to improve HL among these future professionals, enhance practices, and ensure a more evidence-based approach to the challenges presented by the COVID-19 pandemic. The relationship between HL levels and preventive behavior towards COVID-19 was evident, with more empowered students showing greater adherence to protective practices. However, fear of the disease played a significant role even among students with good HL levels, indicating the importance of approaches sensitive to mental health. In this scenario, social media, despite the risks of misinformation, emerged as valuable tools for reducing the negative effects of social isolation by providing social interaction, entertainment, and information. This work is a scoping review that seeks to map key concepts and delimit conceptual aspects of a research field, highlighting different types of evidence. The search was carried out in databases such as PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, VHL (Medline, Lilacs) and SciELO, including descriptors in Portuguese and terms indexed in DeCS, MeSH and EMTREE. The results were stored in Excel, with full articles in English or Portuguese, without time restrictions. The initial search identified 453 studies, of which 261 duplicates were excluded. After reading titles and abstracts, 121 studies were eliminated, leaving 71 for complete analysis. Finally, 29 studies made up the final synthesis, classified by the level of evidence of the Joanna Briggs Institute.

Orientador(a)
Dr.ª Serbim, Andreivna Kharenine.
Banca Examinadora
Costa, Ana Paula Batista Silva.
Esp. Cruz, Ingrid Louise Vieira Vera.
Palavras-chave
Letramento em saúde .
COVID-19, Pandemia de, 2020 -.
Infodemia.
Comportamento preventivo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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