Percepção da educação ambiental nos anos finais do Ensino fundamental de duas escolas do município de Canapi / AL

Percepção da educação ambiental nos anos finais do Ensino fundamental de duas escolas do município de Canapi / AL

Autor(a)
Oliveira, Danielle da Silva.
<danielle.oliveira@arapiraca.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
14/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
54
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação Ambiental (EA) visa promover a consciência e a compreensão da relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Com isso, este estudo buscou analisar o nível de conscientização e a percepção dos alunos do 9o ano de duas escolas do município de Canapi/AL em relação à Educação Ambiental, como também a presença e a efetividade das práticas sustentáveis nos âmbitos escolares. Com uma abordagem quanti-qualitativa, foram aplicados questionários a 131 alunos e a oito professores. Os resultados indicaram que os alunos possuíam um conhecimento superficial sobre o tema, refletindo a pouca ênfase dada à EA pela escola e pelos docentes. Embora os estudantes reconheçam a relevância das ações humanas para o meio ambiente e seus impactos no futuro, as práticas sustentáveis ainda são insuficientes. Sendo assim, é essencial que as escolas integrem a Educação Ambiental ao cotidiano escolar para suprir a carência nesse campo, permitindo que os alunos desenvolvam a consciência de sua responsabilidade na preservação ambiental e possuam uma visão crítica em relação à degradação dos recursos naturais.

Abstract

Environmental Education (EE) aims to promote awareness and understanding of the relationship between humans and the environment (Candido; Santos, 2022). Therefore, this study sought to analyze the level of awareness and perception of 9th- grade students from two schools in the municipality of Canapi/AL regarding Environmental Education, as well as the presence and effectiveness of sustainable practices in the school environment. Using a mixed-methods approach, questionnaires were applied to 131 students and 8 teachers. The results indicate that students have a superficial understanding of the topic, reflecting the limited emphasis placed on EE by the school and teachers. Although students recognize the importance of human actions on the environment and their impacts on the future, sustainable practices are still insufficient. Therefore, it is essential that schools integrate Environmental Education into the daily school routine to address the lack in this area, allowing students to develop awareness of their responsibility in environmental preservation and have a critical view of the natural resources degradation.

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Ma. Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros.
Dr.ª Albuquerque, Kênia Almeida Diniz.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Sustentabilidade.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Práticas sustentáveis.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
12
Observações


Não foi possível exibir o PDF