Estudo sobre mobilidade urbana na rotina acadêmica: percepções dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas -_ Campus_ Arapiraca

Estudo sobre mobilidade urbana na rotina acadêmica: percepções dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Autor(a)
Santos, João Victor Silva dos.
<joao.santos3@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
04/04/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A mobilidade urbana de qualidade é uma condição garantida por lei e essencial, visto que o deslocamento da população é intrínseco em todas as atividades do cotidiano, sejam elas econômicas, culturais ou educacionais. No tocante à mobilidade relacionada à educação, alguns problemas vêm sendo enfrentados pela classe estudantil, onde em muitos estados do Brasil ainda existem irregularidades e baixa qualidade. Em vista disso, esta pesquisa teve por objetivo investigar as percepções dos estudantes de Administração da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca em relação à mobilidade urbana em sua rotina acadêmica, buscando compreender os desafios enfrentados e as preferências de transporte. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, e abordagem de caráter quantitativo, onde buscou evidências da relação entre as variáveis do transporte estudantil e desempenho acadêmico, e qualitativa, buscando conhecer a qualidade e satisfação. Para amostragem, foi utilizado o nível de confiança 95% e erro amostral de 9%, resultando em uma amostra composta por 112 alunos, no qual foram aplicados questionários. Após o estudo dos dados obtidos evidenciou-se que o principal modo de transporte utilizado pelos estudantes é o transporte público, porém apresentam problemas como superlotação, frequentes atrasos e custo. Com base na pesquisa, chegou-se à conclusão de que o transporte utilizado pelos discentes além de gerarem insatisfação quanto aos aspectos de qualidade, também afetam o desempenho acadêmico. 

Abstract

Quality urban mobility is a condition guaranteed by law and essential, since population movement is intrinsic to all daily activities, whether economic, cultural or educational. Regarding mobility related to education, some problems have been faced by the student class, where in many states in Brazil there are still irregularities and low quality. In view of this, this research aimed to investigate the perceptions of Administration students at the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca in relation to urban mobility in their academic routine, seeking to understand the challenges faced and the specificities of transport. To achieve this objective, descriptive research was carried out, with a quantitative approach, which seeks evidence of the relationship between student transport variables and academic performance, and a qualitative one, seeking to understand quality and satisfaction. For sampling, a confidence level of 95% and a sampling error of 9% were used, resulting in a sample consisting of 112 students, to which questionnaires were administered. After studying the data obtained, it became clear that the main mode of transport used by students is public transport, but it presents problems such as overcrowding, frequent delays and cost. Based on the research, it was concluded that the transport used by students, in addition to generating dissatisfaction regarding quality aspects, also affects academic performance. 

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
´Mobilidade urbana.
Transporte urbano.
Estudantes - Transporte.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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