Forró e quadrilha junina nas aulas de educação física do Ensino fundamental II e Ensino médio: experiências pedagógicas na articulação universidade-escola
Forró e quadrilha junina nas aulas de educação física do Ensino fundamental II e Ensino médio: experiências pedagógicas na articulação universidade-escola
<luclecia.farias@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho objetivou analisar as possibilidades de sistematização da Dança, em especial do Forró e da Quadrilha Junina, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio a partir de experiências pedagógicas na articulação universidade-escola. Foram cinco os instrumentos para coleta de dados: 1) questionário diagnóstico realizados com os professores; 2) os planos de curso elaborados a partir da entrevista com os professores; 3) os planos de aulas realizados a partir dos planos de curso; 4) os materiais didáticos produzidos como suporte para as aulas; 5) e o relatório final, produzido individualmente por cada licenciando que participou das intervenções. O estudo é de natureza qualitativa, onde a técnica utilizada para a análise de dados foi descritiva e interpretativa. Averiguamos com este estudo, que há possibilidades de sistematização do conteúdo Dança na escola e que inclusive houve um avanço do tratamento desse conteúdo tanto pelos licenciandos envolvidos, quanto no tratamento dele na escola pelos professores.
The presente work aimed to analyze the possibilities of systematizing Dance, especially Forró and Quadrilha Junina, in Physical Education classes in Elementary and High School based on pedagogical experiences in university-school articulation. There were five instruments for data collection: 1) diagnostic questionnaire carried out with teachers; 2) course plans prepared based on interviews with teachers; 3) lesson plans created based on course plans 4) teaching materials produced as support for classes; 5) and the final report, produced individually by each student who participated in the interventions. The study is qualitative in nature, where the technique used for data analysis was descriptive and interpretative. With this study, we found out that there are possibilities for systematizing the Dance content at school and that there has even been progress in the treatment of this content, both by the students involved, and in the treatment of it at school by the teachers.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Ensino fundamental.
Dança na educação .
Quadrilha (Dança).