A formação de professores na EJA: análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do _Campus_ Arapiraca
A formação de professores na EJA: análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca
<maria.mikaelly@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho investiga a formação de professores para EJA, especificamente as orientação para a formação inicial na perspectiva das orientações do PCC do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. As observações da formação de professores enfatizou a necessidade de um ensino que integre as experiências e o conhecimento de vida dos alunos na prática educacional. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa qualitativa com abordagem da análise documental, o estudo investigou a importância da formação docente (inicial) no curso de pedagogia para identificar uma formação efetiva que atenda às especificidades da EJA. Através da problemática: Como o PCC do curso de pedagogia apresenta as necessidades de formação para os futuros profissionais que atuarão nesta modalidade? Após análise é possível destacar a falta de desenvolvimento profissional contínuo adaptado às particularidades da EJA no decorrer das disciplinas do curso, pois tais especificidades se apresentam a partir do 6 período do curso em apenas 3 disciplinas, através dessa percepção o ressaltado é significativo na qualidade do ensino como a conclusão da formação dos alunos. O trabalho sugere a necessidade de uma revisão das práticas e políticas de formação de professores especialmente para a EJA, a fim de melhorar continuamente a qualidade da formação oferecida. A pesquisa concluiu que um compromisso genuíno com o desenvolvimento profissional dos educadores é essencial para garantir que a EJA cumpra seu papel crucial na sociedade, oferecendo oportunidades de aprendizado e emancipação para todos os alunos.
The present work investigates teacher training at EJA, specifically in the Pedagogy Course at the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca, emphasizing the need for teaching that integrates students' life experiences and knowledge into educational practice. Through bibliographical research and documentary analysis, the study addresses the importance of teacher training aligned with the specificities of EJA, questioning whether training institutions currently satisfy the needs of future professionals who will work in this modality. The lack of continuous professional development adapted to the particularities of EJA stands out, highlighting its significant impact on the quality of teaching and student success. The work suggests the need for a review of teacher training practices and policies for EJA, in order to continually improve the quality of education offered. The research concludes that a genuine commitment to the professional development of educators is essential to ensure that EJA fulfills its crucial role in society, offering learning and emancipation opportunities for all students.
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Política educacional.
Práticas pedagógicas.