Física na rede: divulgação científica no mundo digital por meio do Instagram
Física na rede: divulgação científica no mundo digital por meio do Instagram
<taynah.alves@arapiraca.ufal.br>
A Internet e as redes sociais têm sido cada vez mais ocupadas com publicações variadas sobre temas relacionados à ciência. Nesse contexto, essa dissertação busca contribuir para uma melhor compreensão sobre o Instagram como espaço de veiculação e divulgação do conteúdo de física, visto a necessidade de investigação e avaliação do impacto e potencial do uso das redes sociais virtuais na divulgação científica. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o Instagram como plataforma de compartilhamento do conteúdo de física, caracterizando os perfis de divulgadores científicos e o conteúdo veiculado. Como objetivos específicos pretendeu-se coletar dados públicos dos perfis de divulgação; caracterizar os perfis a partir do conteúdo divulgado; e analisar o impacto dos perfis categorizados de acordo com números de seguidores na plataforma. Para o levantamento dos dados optou-se por utilizar uma técnica de mineração de dados públicos da internet em páginas HTML, onde os dados foram qualitativamente analisados entre pares. Como resultados foram identificadas contas categorizadas de acordo com a literatura: informações científicas especializadas, informações científicas gerais, apoio pedagógico e studygram. Além disso, observou-se uma nova categoria ainda não identificada na literatura, a pseudociência. Dentre os dados levantados foi possível identificar um crescimento na criação de perfis de divulgação de física. Os resultados evidenciam a presença do conteúdo de física no Instagram. Esse conteúdo é divulgado através de perfis que possuem uma grande base de seguidores na rede, e atingem diferentes públicos. Os perfis de informação científica especializada possuem uma menor base de seguidores, muito em função da informação específica, enquanto os perfis de informações científicas gerais possuem a maior base de seguidores tendo um conteúdo recodificado para o público geral. Pesquisas futuras podem aprofundar no estudo do conteúdo das publicações visando compreender o grande alcance dos perfis da categoria pseudociência, além da acurácia entre o conteúdo publicado e o conhecimento científico. É relevante investigar a interação entre os seguidores de cada categoria com o conteúdo divulgado através dos comentários das publicações. Além disso, compreender a intencionalidade das publicações durante o processo de criação dos administradores dos perfis através de questionários sobre a produção do conteúdo pode melhorar o entendimento acerca do conhecimento que circula nas redes.
The Internet and social media have been increasingly filled with various publications on science-related topics. In this context, this dissertation seeks to contribute to a better understanding of Instagram as a space for the dissemination and sharing of physics content, given the need to investigate and evaluate the impact and the potential of social media in public communication of science. Therefore, the present research aims to investigate Instagram as a platform for sharing physics content, investigating the profiles of scientific popularizers and their content. The specific objectives are to collect public data from disclosure profiles; characterize profiles based on published content; and analyze the impact of profiles categorized according to number of followers on the platform. To collect the data, we chose to use a public internet data mining technique in HTML pages, where the data was qualitatively analyzed between peers. As results, accounts categorized according to the literature were identified: specialized scientific information, general scientific information, pedagogical support and studygram. Furthermore, a new category not yet identified in the literature was observed, pseudoscience. Among the data collected, it was possible to identify a growth in the creation of physics dissemination profiles that promote the circulation of physical content through Instagram. This content is disseminated through profiles that have a large base of followers and reach different audiences. Specialized scientific information profiles presented much less followers than the others, due to the specific information, while general scientific information profiles presented a large number of followers. Future research can delve deeper into the study of the content of publications, covering the wide range of profiles in the pseudoscience category, in addition to the precision between shared content and scientific knowledge. It is important to investigate the interaction between followers of each category with the content disseminated through comments on publications. Furthermore, understanding the intentionality of publications during the process of creating profile administrators through questionnaires on content production can improve understanding of the knowledge that circulates on networks.
Dr. Soares, Marlon Herbert Flora Barbosa.
Educação física - Estudo e ensino.
Ensino - Meios auxiliares.