O ensino de agroecologia nos anos iniciais do fundamental: uma análise a partir do currículo e dos livros didáticos das escolas da zona rural e urbana de Santana do Ipanema - AL

O ensino de agroecologia nos anos iniciais do fundamental: uma análise a partir do currículo e dos livros didáticos das escolas da zona rural e urbana de Santana do Ipanema - AL

Autor(a)
Silva, Sanielma Lessa da.
<sanielma.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
20/01/2025
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
103
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objeto da dissertação é o trato com o conhecimento sobre agroecologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está inserida no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professor – PPGEFOP UFAL/Arapiraca. A problemática está relacionada à função social da escola, a elevação da capacidade teórica dos estudantes e o trato com o conhecimento da agroecologia nos anos iniciais do ensino fundamental. O problema da pesquisa é: qual é o conteúdo sobre Agroecologia presente no material didático usado nas escolas públicas na zona rural e urbana de Santana do Ipanema-AL, suas contradições e possibilidades de superação? As questões de investigação são: (1) Qual é o conhecimento reconhecido como conhecimento clássico de agroecologia? (2) Quais são os conhecimentos sobre Agroecologia tratados nos livros didáticos utilizados pelos/as professores/as dos anos iniciais das escolas públicas na zona rural e urbana de Santana do Ipanema-AL? (3) Quais as contradições no trato com este conhecimento nas escolas e quais as possibilidades de superação das contradições identificadas?As hipóteses que orientaram a pesquisa foram (a) o ensino da agroecologia está suprimido em favor do ensino do modelo da agricultura convencional representada pelo agronegócio; (b) os conhecimentos agroecológicos clássicos relacionados à prática da agricultura familiar, está sendo fragmentado e diluído em componentes curriculares como ciências, geografia, história, o que não permite a formulação de conceitos e categorias visando o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. O Objetivo Geral realizado foi realizar, a partir da análise crítica, uma síntese sobre o trato com o conhecimento clássico da agroecologia no currículo e nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da zona urbana e rural do município de Santana do Ipanema-AL. Os Objetivos específicos realizados foram: (1) o relato histórico sobre a agroecologia, abrangendo sua área de atuação; (2) a análise dos currículos de duas escolas da zona rural e duas escolas da zona urbana de Santana do Ipanema-AL; (3) análise dos livros didáticos dos anos iniciais de Santana do Ipanema, na busca de identificar se os conhecimentos clássicos sobre a agroecológicos são citados de alguma forma. A investigação foi um estudo exploratório, de base documental e a análise dos dados considerou os conteúdos clássicos sobre agroecologia, seu trato nos currículos e livros escolares, considerando a Teoria Pedagógica Histórico e seus fundamentos e explicações científicas sobre as determinações que incidem na Educação Escolar e influência na educação pública, sua qualidade e a formação dos sujeitos. As fontes utilizadas para o levantamento dos dados foram os currículos, os planos de aulas e os livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental utilizados nas instituições pesquisadas. Foram analisados um total de 542 planos de aula das turmas de 1º ao 5º anos, referente ao ano de 2023, e duas coleções de livros didáticos. A pesquisa demonstrou que os conteúdos clássicos sobre agroecológicos não são contemplados dentro do currículo, nos livros didáticos e, nos planejamentos de aulas das unidades de ensino pesquisadas. Concluímos que a negação do conhecimento clássico sobre agroecologia, ou sua diluição, segmentação, no currículo escolar, nos planos e nos livros didáticos pode, contraditoriamente, influenciar na formação dos discentes de forma negativa, não elevando a capacidade teórica dos estudantes, e favorece a reprodução do sistema de produção ligado ao agronegócio, que tem por base os latifúndios, os agrotóxicos, a devastação ambiental, a exploração do trabalho humano, a concentração dos meios de produção e das riquezas com devastação ambiental. Para superação da contradição aqui analisada, estamos propondo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica como base para o trato com os conhecimentos clássicos da agroecologia da educação infantil ao ensino superior. 

Abstract

The object of the dissertation is dealing with knowledge about agroecology in the early years of Elementary School. It is part of the Postgraduate Program in Teaching and Teacher Training – PPGEFOP UFAL/Arapiraca. The problem is related to the social function of the school, increasing students' theoretical capacity and dealing with knowledge of agroecology in the early years of elementary school. The research problem is: What is the content on Agroecology present in the teaching material used in public schools in the rural and urban areas of Santana do Ipanema-AL, its contradictions and possibilities for overcoming?(1) What is the knowledge recognized as classical knowledge of agroecology. (2) What knowledge about Agroecology is covered in the textbooks used by teachers in the initial years of public schools in the rural and urban areas of Santana do Ipanema-AL? (3) What are the contradictions in dealing with this knowledge in schools and what are the possibilities for overcoming the contradictions identified? The hypotheses that guided the research were (a) the teaching of agroecology is suppressed in favor of teaching the conventional agriculture model represented by agribusiness; (b) classical agroecological knowledge related to the practice of family farming is being fragmented and diluted in curricular components such as science, geography, history, which does not allow the formulation of concepts and categories aimed at developing students' theoretical thinking. The General Objective achieved was to carry out, based on critical analysis, a synthesis of the dealing with the classical knowledge of agroecology in the curriculum and textbooks of the initial years of Elementary School in schools in urban and rural areas of the municipality of Santana do Ipanema-AL. The specific objectives achieved were: The specific objectives achieved were: (1) the historical report on agroecology, covering its area of activity; (2) analysis of the curricula of two schools in the rural area and two schools in the urban area of Santana do Ipanema-AL; (3) analysis of textbooks from the early years of Santana do Ipanema, in an attempt to identify whether classical knowledge about agroecology is cited in any way. The investigation was an exploratory, documentary-based study and the data analysis considered the classic contents on agroecology, its treatment in curricula and school books, considering the Historical Pedagogical Theory and its foundations and scientific explanations about the determinations that affect School Education and influence public education, its quality and the training of subjects. The sources used to collect the data were curricula, lesson plans and textbooks from the initial years of elementary school used in the researched institutions. A total of 542 lesson plans from classes from 1st to 5th years, referring to the year 2023, and two collections of textbooks were analyzed. The research demonstrated that classic agroecological contents are not included in the curriculum, in textbooks and in lesson plans in the teaching units researched. We conclude that the denial of classical knowledge about agroecology, or its dilution, segmentation, in the school curriculum, plans and textbooks can, contradictorily, influence the training of students in a negative way, not increasing the theoretical capacity of students, and favors the reproduction of the production system linked to agribusiness, which is based on large estates, pesticides, environmental devastation, the exploitation of human labor, the concentration of means of production and wealth with environmental devastation. To overcome the contradiction analyzed here, we are proposing the foundations of Historical-Critical Pedagogy as a basis for dealing with the classical knowledge of agroecology from early childhood education to higher education. 

Orientador(a)
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Banca Examinadora
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Dr.ª Carvalho, Marize Souza.
Palavras-chave
Formação docente.
Pedagogia histórico-crítica.
Currículo.
Agroecologia.
Ensino fundamental - Anos iniciais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
18
Observações


Não foi possível exibir o PDF