Cartilha como material didático para promover a importância da botânica e estudo de macrófitas aquáticas encontradas em Penedo-AL.

Cartilha como material didático para promover a importância da botânica e estudo de macrófitas aquáticas encontradas em Penedo-AL.

Autor(a)
Santos, Isla Correia dos.
<isla.correia@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
18/03/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O ensino de Botânica visa que o estudante aprenda conceitos e processos importantes para os seres integrantes do meio ambiente. O presente trabalho buscou promover a importância do ensino de Botânica no ensino básico, atrelando a construção de metodologias que facilitem a compreensão dos conceitos e conteúdo na área, especificamente sobre o estudo de macrófitas aquáticas de água doce. São diversas as possibilidades para a criação de metodologias e materiais didáticos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. A nossa metodologia foi uma pesquisa de campo de caráter exploratório, o trabalho foi desenvolvido na cidade de Penedo- AL. Os locais de coleta foram na “prainha”, localizada à margem do Rio São Francisco, povoado Retiro, Cooperativa 1º Núcleo e na APA da Marituba do Peixe. Foram fotografadas as espécies de macrófitas aquáticas encontradas na localidade e posteriormente foi criada uma cartilha digital informativa, buscando catalogar e promover sua importância ambiental e ecológica. Identificamos 22 espécies, divididas em 15 famílias e cinco grupos funcionais. A riqueza de espécies encontrada é de suma importância para nosso meio ecológico, para manutenção da biodiversidade e ciclagem de nutrientes. A cartilha que foi desenvolvida para esse trabalho viabilizou o conhecimento acerca de macrófitas aquáticas que estão presentes no município, visando contribuir para sua percepção e valorização das plantas locais. 

Abstract

Botany teaching aims for the student to learn important concepts and processes for beings that are part of the environment. This work sought to promote the importance of teaching Botany in basic education, linking the construction of methodologies that facilitate the understanding of concepts and content in the area, specifically on the study of freshwater aquatic macrophytes. There are several possibilities for creating methodologies and teaching materials that assist in the teaching-learning process. Our methodology was exploratory field research, the work was developed in the city of Penedo-AL. The collection sites were at the “prainha”, located on the banks of the São Francisco River, Retiro village, Cooperativa 1º Núcleo and in the APA of Marituba do Peixe. The species of aquatic macrophytes found in the locality were photographed and an informative digital booklet was subsequently created, seeking to catalog and promote their environmental and ecological importance. We identified 22 species, divided into 15 families and five functional groups. The richness of species found is of paramount importance for our ecological environment, for maintaining biodiversity and nutrient cycling. The booklet that was developed for this work enabled knowledge about aquatic macrophytes that are present in the municipality, aiming to contribute to their perception and appreciation of local plants. 

Orientador(a)
Dr. Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio.
Banca Examinadora
Dr. Schmitt, Jairo Lizandro.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Ensino de botânica.
Macrófitas aquáticas.
Materiais didáticos .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
35
Observações


Não foi possível exibir o PDF