Desafios e perspectivas da LIBRAS na formação de professor de ciências biológicas.

Desafios e perspectivas da LIBRAS na formação de professor de ciências biológicas.

Autor(a)
Santos, Jayne Rodrigues dos.
<jaynerodrigues2.0@outlook.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
25/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
55
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficializada como o meio de comunicação e expressão da pessoa surda através da Lei Federal nº 10.436/2002, tornando-se obrigatória nos cursos de formação de professores pelo decreto nº 5.626 de dezembro de 2005. Essas normativas evidenciam a importância dessa Língua na constituição da Matriz Curricular dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas ofertados pelas universidades brasileiras, uma vez que o ensino e aprendizagem servirão como métodos de preparação do licenciando para a comunicação e formação do conhecimento científico de alunos surdos no âmbito da sala de aula. Quanto aos graduandos dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, entendem que a Libras é um caminho imprescindível para o auxílio da dialogicidade com pessoas surdas, assim como na promoção da inclusão, do conhecimento e da relação aluno-professor. Apesar da ciência dessa importância e da valorização da língua, há muitos desafios que são percorridos que limitam a aprendizagem da Libras por esses alunos, mas nesse percurso surgem as perspectivas para uma relação efetiva com o aluno surdo. Sendo assim, o presente estudo promoverá a oportunidade de conhecer e entender quais são os desafios, assim como as perspectivas dos professores em formação no âmbito nacional por meio da realização de uma revisão bibliográfica que incutirá em discussões acerca do tema tendo em vista a realidade dos graduandos. Verificou-se que os docentes em formação apontaram alguns desafios enfrentados durante o período de oferta da disciplina, os quais consistiram na execução das expressões facial e corporal, compreensão dos diálogos, configuração das mãos e a quantidade de sinais, sendo a primeira a principal barreira devido à timidez e vergonha provenientes do primeiro contato com a língua para a maior parte desses alunos. No contexto das perspectivas levantadas eles enfatizaram a ampliação da carga horária da disciplina como garantia de contato prolongado com a língua para que assim pudessem aprimorar o conhecimento e os sinais. Houve também o destaque para a didática do docente, a qual dispusesse de uma metodologia que agregasse no processo de aquisição da língua, assim como da disponibilidade para sanar dúvidas, e durante o processo de ensino sugeriram a utilização de recursos didáticos como vídeos, dinâmicas, imagens, conversações e dramatizações, sendo o vídeo o recurso com maior destaque. Além disso, frisaram a oferta da disciplina antes dos estágios supervisionados como garantia de preparação para o contato com alunos surdos na escola.

Abstract

The Brazilian Sign Language (Libras) was officially recognized as the means of communication and expression for deaf individuals through Federal Law No. 10,436/2002, becoming mandatory in teacher training programs under Decree No. 5,626 of December 2005. These regulations highlight the importance of this language in the curriculum framework of Biological Sciences degree programs offered by Brazilian universities, as teaching and learning Libras prepare future teachers to communicate with and foster the scientific knowledge of deaf students in the classroom. Students enrolled in Biological Sciences programs understand that Libras is essential for facilitating dialogue with deaf individuals, as well as for promoting inclusion, knowledge sharing, and strengthening the student-teacher relationship. Despite the recognition of its importance and the value placed on the language, many challenges limit these students' ability to learn Libras. However, throughout this learning journey, new perspectives for building effective relationships with deaf students emerge. This study aims to explore and understand both the challenges and the prospects faced by teacher candidates nationwide, through a literature review that will foster discussions on the topic, considering the reality of these students. It was found that teacher candidates encountered several challenges during the course, including difficulties with facial and body expressions, understanding dialogues, hand configuration, and the large number of signs, with the first being the main barrier due to the shyness and embarrassment associated with initial contact with the language for most students. Regarding potential improvements, the candidates emphasized the need to increase the course's workload to ensure more extended exposure to the language, allowing them to enhance their knowledge and sign fluency. They also highlighted the importance of teaching methodologies that support language acquisition and the availability of instructors to answer questions. During the teaching process, they suggested using didactic resources such as videos, activities, images, conversations, and role-playing, with videos being the most favored tool. Additionally, they stressed the importance of offering the Libras course before supervised internships to ensure better preparation for interacting with deaf students in schools.

Orientador(a)
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Coorientador(a)
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Banca Examinadora
Dr.ª Campello, Ana Regina e Souza.
Dr.ª Porto, Camila Souza.
Palavras-chave
Formação docente.
Ciências biológicas.
LIBRAS.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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