Desenvolvimento de um jogo de aprendizagem interativa para explorar a morfologia dos insetos.

Desenvolvimento de um jogo de aprendizagem interativa para explorar a morfologia dos insetos.

Autor(a)
Amaral, Mariana Brandão.
<mariana.amaral@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
11/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
60
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Os jogos didáticos no âmbito escolar são uma alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tornando-se uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de maneira lúdica e interativa. Com isso, contribuem para desmistificar conteúdos complexos, como a entomologia, possibilitando o entendimento de conceitos sobre morfologia e diversidade de insetos. A aversão aos insetos pode estar atrelada a dois obstáculos: urbanização e nojo, de acordo com a psicologia evolutiva, onde a falta de conhecimento dificulta a conexão com esses organismos. Nessa perspectiva, as Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA), surgem como uma forma de colocar o discente como protagonista na construção do próprio conhecimento, com o professor atuando como mediador desse processo. Dessa forma, a gamificação, enquanto metodologia ativa, não se concentra apenas na utilização de jogos, mas sim na aplicação de elementos presentes nos jogos, como competição e colaboração, entre outros recursos. Assim, o presente trabalho propõe o desenvolvimento do jogo de tabuleiro “Explorando os Insetos”, projetado para alunos do ensino fundamental, estruturado a partir das características morfológicas das ordens de insetos e de elementos como habitat e comportamento alimentar. O jogo também é composto por 117 cartas, cada uma com a imagem de um inseto, para oferecer dicas sobre suas características morfológicas e ajudar as equipes a identificar corretamente a ordem que o inseto pertence.A seleção das imagens dos insetos presentes no tabuleiro e nas cartas foi realizada na plataforma iNaturalist, e as imagens da seção de habitat e comportamento alimentar no tabuleiro foram criadas em plataformas de Inteligência Artificial. O manual do jogo contém orientações detalhadas para jogadores e educadores, além de sugestões de temas para potencializar o ensino de Ciências e Biologia, promovendo discussões que vão além dos aspectos morfológicos dos insetos. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o jogo busca desenvolver habilidades como a caracterização de ecossistemas e a avaliação dos impactos ambientais sobre as espécies, promovendo competências específicas em Ciências da Natureza. Palavras-chave: Jogos didáticos; Metodologias ativas; Ensino de Ciências e Biologia; Ensino-aprendizagem. 

Abstract

Didacticgamesat school areanalternative toassist intheteaching-learning processofstudents,becomingatool fordevelopingskillsinaplayfulandinteractiveway.In doingso, theycontributetodemystifyingcomplexcontent,suchasentomology,enablingthe understandingofconceptsabout themorphologyanddiversityofinsects.Aversiontoinsects can be linked to two obstacles: urbanization and disgust, according to evolutionary psychology,wherea lackofknowledgemakes itdifficult toconnectwiththeseorganisms. Fromthisperspective,ActiveLearningMethodologies (AOM)emergeasawayofplacing the student as aprotagonist in theconstructionof theirownknowledge,withthe teacher actingasamediatorinthisprocess.Inthisway,gamification,asanactivemethodology,does not only focuson theuseof games, but rather on theapplicationofelementspresent in games,suchascompetitionandcollaboration,amongotherresources.Therefore,thepresent work proposes the development of the board game “Exploring Insects”, designed for elementaryschool students, structuredbasedonthemorphological characteristicsof insect orders andelements suchashabitat and feedingbehavior.Thegamealsoconsistsof117 cards,eachwiththeimageofaninsect, tooffer tipsonitsmorphologicalcharacteristicsand helpteamstocorrectlyidentifytheorder inwhichtheinsectbelongs.Theselectionofinsect imagespresentontheboardandinthecardswascreatedontheiNaturalistplatform,andthe images inthehabitat andfeedingbehavior sectionontheboardwerecreatedonArtificial Intelligence platforms. The game manual contains detailed guidelines for players and educators, aswellassuggestionsfor topicstoenhancetheteachingofScienceandBiology, promotingdiscussionsthatgobeyondthemorphologicalaspectsofinsects.Alignedwiththe NationalCommonCurricularBase (BNCC), thegameseeks todevelopskillssuchas the characterization of ecosystems and the assessment of environmental impactsonspecies, promotingspecificskillsinNaturalSciences.

Orientador(a)
Dr. Barão, Kim Ribeiro.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Jogos didáticos .
Ensino de ciências .
Ensino - aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
30
Observações


Não foi possível exibir o PDF