Desenvolvimento de um jogo de aprendizagem interativa para explorar a morfologia dos insetos.
Desenvolvimento de um jogo de aprendizagem interativa para explorar a morfologia dos insetos.
<mariana.amaral@arapiraca.ufal.br>
Os jogos didáticos no âmbito escolar são uma alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tornando-se uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de maneira lúdica e interativa. Com isso, contribuem para desmistificar conteúdos complexos, como a entomologia, possibilitando o entendimento de conceitos sobre morfologia e diversidade de insetos. A aversão aos insetos pode estar atrelada a dois obstáculos: urbanização e nojo, de acordo com a psicologia evolutiva, onde a falta de conhecimento dificulta a conexão com esses organismos. Nessa perspectiva, as Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA), surgem como uma forma de colocar o discente como protagonista na construção do próprio conhecimento, com o professor atuando como mediador desse processo. Dessa forma, a gamificação, enquanto metodologia ativa, não se concentra apenas na utilização de jogos, mas sim na aplicação de elementos presentes nos jogos, como competição e colaboração, entre outros recursos. Assim, o presente trabalho propõe o desenvolvimento do jogo de tabuleiro “Explorando os Insetos”, projetado para alunos do ensino fundamental, estruturado a partir das características morfológicas das ordens de insetos e de elementos como habitat e comportamento alimentar. O jogo também é composto por 117 cartas, cada uma com a imagem de um inseto, para oferecer dicas sobre suas características morfológicas e ajudar as equipes a identificar corretamente a ordem que o inseto pertence.A seleção das imagens dos insetos presentes no tabuleiro e nas cartas foi realizada na plataforma iNaturalist, e as imagens da seção de habitat e comportamento alimentar no tabuleiro foram criadas em plataformas de Inteligência Artificial. O manual do jogo contém orientações detalhadas para jogadores e educadores, além de sugestões de temas para potencializar o ensino de Ciências e Biologia, promovendo discussões que vão além dos aspectos morfológicos dos insetos. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o jogo busca desenvolver habilidades como a caracterização de ecossistemas e a avaliação dos impactos ambientais sobre as espécies, promovendo competências específicas em Ciências da Natureza. Palavras-chave: Jogos didáticos; Metodologias ativas; Ensino de Ciências e Biologia; Ensino-aprendizagem.
Didacticgamesat school areanalternative toassist intheteaching-learning processofstudents,becomingatool fordevelopingskillsinaplayfulandinteractiveway.In doingso, theycontributetodemystifyingcomplexcontent,suchasentomology,enablingthe understandingofconceptsabout themorphologyanddiversityofinsects.Aversiontoinsects can be linked to two obstacles: urbanization and disgust, according to evolutionary psychology,wherea lackofknowledgemakes itdifficult toconnectwiththeseorganisms. Fromthisperspective,ActiveLearningMethodologies (AOM)emergeasawayofplacing the student as aprotagonist in theconstructionof theirownknowledge,withthe teacher actingasamediatorinthisprocess.Inthisway,gamification,asanactivemethodology,does not only focuson theuseof games, but rather on theapplicationofelementspresent in games,suchascompetitionandcollaboration,amongotherresources.Therefore,thepresent work proposes the development of the board game “Exploring Insects”, designed for elementaryschool students, structuredbasedonthemorphological characteristicsof insect orders andelements suchashabitat and feedingbehavior.Thegamealsoconsistsof117 cards,eachwiththeimageofaninsect, tooffer tipsonitsmorphologicalcharacteristicsand helpteamstocorrectlyidentifytheorder inwhichtheinsectbelongs.Theselectionofinsect imagespresentontheboardandinthecardswascreatedontheiNaturalistplatform,andthe images inthehabitat andfeedingbehavior sectionontheboardwerecreatedonArtificial Intelligence platforms. The game manual contains detailed guidelines for players and educators, aswellassuggestionsfor topicstoenhancetheteachingofScienceandBiology, promotingdiscussionsthatgobeyondthemorphologicalaspectsofinsects.Alignedwiththe NationalCommonCurricularBase (BNCC), thegameseeks todevelopskillssuchas the characterization of ecosystems and the assessment of environmental impactsonspecies, promotingspecificskillsinNaturalSciences.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Jogos didáticos .
Ensino de ciências .
Ensino - aprendizagem.