Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para aplicação da teoria das filas em sala de aula.

Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para aplicação da teoria das filas em sala de aula.

Autor(a)
Fernandes, Alexandre Nunes.
<alexandre.fernandes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
19/11/2024
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho discute a importância da comunicação eficaz em sala de aula, e como o uso de ferramentas tecnológicas pode maximizar o aprendizado dos discentes, tornando se necessário integralizar os discentes com o uso da tecnologia como uma alternativa para aumentar a motivação e o envolvimento durante a apresentação do conteúdo. Pensando nisso, o trabalho propõe a criação de um programa em Python que simula filas, auxiliando a didática em sala de aula e visando facilitar a interação dos discentes com conceitos matemáticos complexos através de visualização gráfica, tornando o processo de ensino mais dinâmico e envolvente. O programa foi desenvolvido em Python e, para isso, foram utilizadas bibliotecas de código aberto como: Tkinter; SimPy; Random e Matplotlib para gerar uma visualização 2D dos resultados. Com o programa funcionando, foi possível comparar os resultados obtidos através dele com a literatura e soluções analíticas, aferindo assim a sua confiabilidade. Dessa forma, permite observar diferentes cenários de acordo com o que o usuário deseja, alterando os parâmetros de entrada e visualizando o comportamento da fila em uma visualização 2D. O programa está limitado a gerar simulações de modelos de fila M/M/1, podendo, em trabalhos futuros, explorar outros modelos como o M/M/s. 

Abstract

This paper discusses the importance of effective communication in the classroom and how the use of technological tools can maximize student learning, making it necessary to integrate students with the use of technology as an alternative to increase motivation and engagement during the presentation of content. With this in mind, the paper proposes the creation of a Python program that simulates queues, assisting classroom teaching and aiming to facilitate students' interaction with complex mathematical concepts through graphical visualization, making the teaching process more dynamic and engaging. The program was developed in Python and, for this, open source libraries such as: Tkinter; SimPy; Random and Matplotlib were used to generate a 2D visualization of the results. With the program running, it was possible to compare the results obtained through it with the literature and analytical solutions, thus assessing its reliability. In this way, it allows observing different scenarios according to what the user wants, changing the input parameters and visualizing the behavior of the queue in a 2D visualization. The program is limited to generating simulations of M/M/1 queue models, and may, in future work, explore other models such as M/M/s.

Orientador(a)
Dr. Escarpini Filho, Romildo dos Santos.
Banca Examinadora
Baia, Marcos Tadeu Clemente.
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Palavras-chave
Educação.
Teoria das filas.
Python.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
Visualizações
4
Observações


Não foi possível exibir o PDF