Educação sexual e sexualidade: análise dos livros didáticos de ciências e biologia adotados em escolas públicas e privadas.
Educação sexual e sexualidade: análise dos livros didáticos de ciências e biologia adotados em escolas públicas e privadas.
<renato.ferreira@arapiraca.ufal.br>
A educação sexual e sexualidade é fundamental na formação do ser humano, tanto no aspecto pessoal do indivíduo, quanto no social, e a escola deve estar presente e contribuir para a formação do estudante. Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos aos alunos, mas em formar cidadãos com a capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem, além disso, é necessário que a Educação sexual seja abordada nas instituições brasileiras de ensino, e deve ser trabalhada em todas as disciplinas. Nesse sentido, o livro didático representa uma importante ferramenta de ensino e material de apoio para professor e aluno, em muitos casos o único material utilizado, o ponto de partida da presente pesquisa parte da curiosidade de um tema que é considerado um grande tabu na sociedade brasileira principalmente nas escolas de rede públicas e privadas. A partir desta problemática, objetivou-se analisar o conteúdo de Educação sexual e Sexualidade em livros didáticos dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio de instituições públicas e privadas. A pesquisa é de cunho qualitativo, com a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977), e com categorias analíticas descritas por Moreira, Vilela e Selles (2015) e Valiente (2016). Essa etapa seguiu a orientação dos documentos da BNCC (2018) e PCNs (1997). Decorrentes dos resultados obtidos, foram analisados 40 livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. No total, apenas 9 livros didáticos apresentam conteúdos sobre as temáticas de Educação Sexual e Sexualidade. Além disso, algumas obras são bem parecidas, possuindo diversos pontos em comum. Entretanto, determinados livros didáticos estão incompletos em relação a alguns conteúdos de Educação sexual, trazendo apenas o conteúdo mínimo. Contudo, a apresentação dos conteúdos da Educação Sexual e Sexualidade mostrou que os livros de escolas públicas dispõem de textos completos, que contemplam quase todas as temáticas comparadas com as escolas privadas. Desta forma, então, existe a necessidade recorrente da revisão e avaliação dos livros didáticos nos conteúdos referentes à Educação Sexual e Sexualidade, possibilitando a inclusão de temas que abranjam toda a extensão dos conteúdos, como a diversidade sexual, questões de gênero, masturbação, aborto e virgindade.
Sex and sexuality education is fundamental to the development of human beings, both in the personal and social aspects of the individual, and schools must be present and contribute to the development of students. To fulfill their social role, schools must not only be concerned with transmitting knowledge to students, but also with educating citizens with critical capacity within the space and culture in which they live. Furthermore, it is necessary that sex education be addressed in Brazilian educational institutions and must be worked on in all disciplines. In this sense, textbooks represent an important teaching tool and support material for teachers and students, in many cases the only material used. The starting point of this research is based on curiosity about a topic that is considered a great taboo in Brazilian society, especially in public and private schools. Based on this problem, the objective was to analyze the content of sex and sexuality education in textbooks for the final years of elementary and high school in public and private institutions. The research is qualitative in nature, using Bardin's (1977) content analysis methodology and analytical categories described by Moreira, Vilela and Selles (2015) and Valiente (2016). This stage followed the guidelines of the BNCC (2018) and PCNs (1997) documents. Based on the results obtained, 40 textbooks from the final years of Elementary and High School were analyzed. In total, only 9 textbooks present content on the themes of Sex Education and Sexuality. In addition, some works are very similar, having several points in common. However, certain textbooks are incomplete in relation to some Sex Education content, bringing only the minimum content. However, the presentation of the contents of Sex Education and Sexuality showed that public school textbooks have complete texts, covering almost all themes compared to private schools. Thus, there is a recurring need to review and evaluate textbooks in terms of content related to Sexual Education and Sexuality, enabling the inclusion of themes that cover the entire scope of the content, such as sexual diversity, gender issues, masturbation, abortion and revenge.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Livro didático.
Ensino de ciências.
Ensino e aprendizagem.