Elaboração de uma história em quadrinhos como ferramenta para o ensino da educação ambiental no Ensino fundamental

Elaboração de uma história em quadrinhos como ferramenta para o ensino da educação ambiental no Ensino fundamental

Autor(a)
Santos, Paula Vitória da Silva.
<paula.vitoria@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
29/11/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
74
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O uso de agrotóxicos é considerado um problema de saúde pública, associado ao surgimento de diversas doenças e à contaminação dos recursos naturais. A Educação Ambiental exerce um papel fundamental ao despertar a sociedade sobre questões ambientais e promover a formação de indivíduos conscientes. Uma forma eficaz de abordar a educação ambiental no ambiente escolar é por meio de cartilhas educativas, que se destacam por sua acessibilidade e adaptabilidade a diferentes conteúdos. Assim, o objetivo deste trabalho foi construir uma cartilha educativa em formato de história em quadrinhos, destinada a alunos do ensino fundamental, voltada para a temática do uso de agrotóxicos e a agricultura familiar orgânica. A metodologia adotada seguiu seis diferentes etapas organizadas em uma sequência lógica: delimitação e escolha do tema, levantamento bibliográfico, elaboração do roteiro, criação dos esboços manuais, digitalização e vetorização e, finalmente, diagramação e finalização. O software corelDRAW foi utilizado nas duas últimas etapas para garantir a qualidade do material nas versões impressa e digital. Como resultado, a cartilha apresenta cinco personagens principais, cada um com características físicas e personalidades individuais. O roteiro final contém 11 páginas com títulos, numerações, quadros detalhando o ambiente, ações e expressões dos personagens, além dos diálogos. A história em quadrinhos possui 17 páginas, incluindo elementos pré e pós-textuais, como capa, folha de rosto, identificação dos autores, apresentação e referências bibliográficas. O conteúdo aborda principalmente os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, o uso inadequado dos EPIs, as principais técnicas da agricultura familiar e a construção de uma horta orgânica. Como conclusão, a HQ desenvolvida possibilita a representatividade do público em geral através da diversidade dos personagens, enriquecendo o material e possibilitando que o leitor se identifique com a narrativa. Além disso, a cartilha pode ser utilizada como material de apoio para educadores, adaptando-se às suas necessidades e possibilitando aplicações interdisciplinares. A versão digital amplia seu alcance, podendo ser utilizada tanto regionalmente quanto em contextos mais amplos.

Abstract

The use of pesticides is considered a public health problem, associated with the emergence of various diseases and the contamination of natural resources. Environmental education plays a fundamental role in awakening society to environmental issues and promoting the formation of aware individuals. An effective way of approaching environmental education in the school environment is through educational booklets, which stand out for their accessibility and adaptability to different contents. The aim of this work was to create an educational booklet in comic book format, aimed at elementary school students, on the subject of pesticide use and organic family farming. The methodology adopted followed six different stages organized in a logical sequence: delimitation and choice of theme, bibliographical survey, preparation of the script, creation of manual sketches, digitization and vectorization and, finally, layout and finalization. CorelDRAW software was used in the last two stages to ensure the quality of the material in both the printed and digital versions. As a result, the booklet features five main characters, each with individual physical characteristics and personalities. The final script contains 11 pages with titles, numbering, pictures detailing the environment, the characters' actions and expressions, as well as dialogues. The comic has 17 pages, including pre- and post- textual elements such as the cover, title page, author identification, presentation and bibliographical references. The content mainly covers the impacts of pesticides on health and the environment, the inappropriate use of PPE, the main techniques of family farming and the construction of an organic vegetable garden. In conclusion, the comic book made it possible to represent the general public through the diversity of the characters, enriching the material and enabling the reader to identify with the narrative. In addition, the booklet can be used as support material for educators, adapting to their needs and enabling interdisciplinary applications. The digital version extends its reach and can be used both regionally and in wider contexts.

Orientador(a)
Dr.ª Sátiro, Larissa Nascimento.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Ma. Vieira, Jadla Higino.
Palavras-chave
Material didático.
Educação ambiental.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Ensino - Meios auxiliares.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
8
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 30 nov. 2025.