Percepção sobre educação ambiental na visão de alunos do Ensino fundamental II, de uma escola da zona rural de Traipu - AL
Percepção sobre educação ambiental na visão de alunos do Ensino fundamental II, de uma escola da zona rural de Traipu - AL
<raiane.silva@arapiraca.ufal.br>
A Educação Ambiental é de grande importância para todo indivíduo, a mesma deve ser trabalhada de forma contínua durante a trajetória escolar. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da zona rural de Traipu-AL, a respeito de temáticas ambientais, como a preservação de fontes naturais existentes no local de pesquisa e do meio ambiente em geral. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com as turmas do 6° ao 9° ano, totalizando 81 alunos, com idades de 11 a 17 anos. Os alunos mostraram obter conhecimento acerca do tema investigado, reconhecendo seus papéis na preservação da natureza, embora com relação às fontes naturais, os dados coletados mostraram que 57% dos alunos não participavam de ações de cuidados com as fontes. Além disso, observou-se que na escola investigada há dificuldades em trabalhar a Educação Ambiental de maneira integrada com outras disciplinas, já que 58% dos discentes só estudaram sobre a temática ambiental em aulas de ciências. Concluiu-se que os alunos apresentaram um conhecimento básico a respeito do assunto pesquisado, mas ainda demonstrando carência de informações e ações de intervenção na escola, bem como formações específicas para os docentes da escola, possibilitando trabalhar de forma efetiva a interdisciplinaridade.
Environmental Education is of great importance to every individual and should be developed throughout the entire school life. The present study aimed to analyze the perception of students in Elementary School II, from a public school in the rural area of Traipu-AL, regarding environmental issues, such as the preservation of natural sources existing in the research site and the environment in general. To conduct the research, a questionnaire was applied to the classes from 6th to 9th grade, totaling 81 students, aged 11 to 17 years. The students showed that they had knowledge about the topic investigated, recognizing their roles in the preservation of nature, although in relation to natural sources, the data collected showed that 57% of the students did not participate in actions to care for the sources. In addition, it was observed that in the school investigated there are difficulties in working Environmental Education in an integrated manner with other subjects, since 58% of the students only studied environmental issues in science classes. It was concluded that the students presented basic knowledge about the subject researched, but still demonstrated a lack of information and intervention actions at school, as well as specific training for school teachers, enabling effective interdisciplinarity work.
Ma. Santos, Cícera Lopes dos.
Sustentabilidade.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Práticas sustentáveis.