A perspectiva dos/as monitores/as do Programa Segundo Tempo - Universitário acerca das contribuições para a formação em Educação Física Licenciatura
A perspectiva dos/as monitores/as do Programa Segundo Tempo - Universitário acerca das contribuições para a formação em Educação Física Licenciatura
<bruno.silva1@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo objetivou investigar se houve e de que forma o Programa Segundo Tempo – Universitário (PST-Universitário) contribuiu para à formação profissional dos/as acadêmicos/as que tiveram a oportunidade de participar como monitores desenvolvendo atividades no programa. Essa investigação trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de campo, onde utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para se obter os dados necessários. Compuseram o estudo quatro acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL, campus-Arapiraca, sendo dois do sexo masculino e duas do sexo feminino. A partir dos dados coletados e mediante análise descritiva e interpretativa dos mesmos, foi possível constatar que mesmo com todas as dificuldades impostas aos acadêmicos/as que desenvolveram atividades como monitores/as do programa, o mesmo possibilitou situações positivas e negativas que contribuíram de forma significativa para a formação profissional dos/as acadêmicos/as. Ainda assim, destaca-se a necessidade de ampliação do programa, de forma a permitir que mais acadêmicos/as possam vivenciar tais experiências.
This study aimed to investigate whether and how the Second Time Program – University (PST-Universitário) contributed to the professional development of students who had the opportunity to participate as monitors developing activities in the program. This investigation is a qualitative, descriptive and field research, where a semi-structured interview script was used to obtain the necessary data. The study was composed of four students from the Bachelor's Degree in Physical Education at UFAL, Arapiraca campus, two males and two females. From the data collected and through descriptive and interpretative analysis of the same, it was possible to verify that even with all the difficulties imposed on the students who developed activities as monitors of the program, it enabled positive and negative situations that contributed significantly to the professional development of the students. Still, the need to expand the program is highlighted, in order to allow more academics to experience such experiences.
Dr. Reis, Marcos Antônio Mattos dos.
Educação física - Professores.
Esportes escolares.
Extensão universitária.