Proposta de escola técnica de marcenaria em Arapiraca: a integração entre a tradição, inovação e a parceria com a arquitetura
Proposta de escola técnica de marcenaria em Arapiraca: a integração entre a tradição, inovação e a parceria com a arquitetura
<beatriz.araujo@arapiraca.ufal.br>
No contexto atual, a demanda por profissionais qualificados na área da marcenaria é crescente, especialmente devido à importância desse segmento para o setor de design de interiores. Neste cenário, surge a necessidade de implementação de uma escola técnica de marcenaria em Arapiraca, visando suprir essa demanda e promover o desenvolvimento regional. Esta tem como objetivo propor um projeto de uma escola técnica de marcenaria na cidade de Arapiraca-AL. Esse estudo explora o histórico do mobiliário brasileiro, desde sua evolução ao longo do tempo até a sua industrialização e a tendência dos móveis sob medida, contextualiza a importância da marcenaria no contexto do design de interiores e destaca o papel fundamental do profissional da marcenaria na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Além disso, foi realizado um estudo de caso de uma instituição existente como referência para o desenvolvimento da proposta. Por fim, foi desenvolvida a proposta de projeto para a escola técnica de marcenaria em Arapiraca, considerando as particularidades da comunidade local. Essa pesquisa contribui não apenas para a formação de profissionais qualificados na área da marcenaria, mas também para o fortalecimento do setor moveleiro na região de Arapiraca, oferecendo uma alternativa de educação profissionalizante para os jovens da comunidade.
In the current context, the demand for skilled professionals in the field of carpentry is growing, especially due to the significance of this sector within interior design. In this scenario, the need arises for establishing a technical school of carpentry in Arapiraca, aiming to meet this demand and foster regional development. This study proposes a project for a technical carpentry school in Arapiraca-AL. It explores the history of Brazilian furniture, from its evolution over time to its industrialization and the trend toward custom-made furniture, contextualizes the importance of carpentry within interior design, and highlights the essential role of carpentry professionals in creating functional and aesthetically pleasing spaces. Additionally, a case study of an existing institution was conducted as a reference for the development of the proposal. Finally, a project proposal was developed for the technical carpentry school in Arapiraca, considering the unique aspects of the local community. This research contributes not only to the training of qualified professionals in carpentry but also to strengthening the furniture sector in the Arapiraca region, providing a vocational education alternative for young people in the community.
Dr. Neves, Rafael Rust.
Santtos, Samyla Fernanda Pereira dos.
Marcenaria - Projeto arquitetônico.
Escolas técnicas.
APÊNDICE D - CORTE AA', CORTE BB',CORTE CC' , FACHADA FRONTAL, POSTERIOR, LAT.DIREITA, LAT.ESQUERDA E PERSPECTIVA.pdf
APNDIC~2.PDF
APÊNDICE F - PLANTA DE LAYOUT, PLANTA BAIXA TÉCNICA (1).pdf