Ecoformação e inclusão: novas perspectivas para escolas do campo
Ecoformação e inclusão: novas perspectivas para escolas do campo
<vera.melo@arapiraca.ufal.br>
Este artigo investiga como a ecoformação pode ser integrada às práticas pedagógicas nas escolas do campo para promover uma educação inclusiva e sustentável. A ecoformação, que enfatiza o desenvolvimento de uma consciência ecológica, é especialmente relevante para escolas localizadas em áreas rurais, onde a relação com a natureza é intrínseca ao cotidiano dos estudantes. O trabalho também aborda a inclusão educacional, destacando a importância de garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas, físicas ou cognitivas, tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades e ao contexto local. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de escolas do campo, além de uma análise documental de currículos e materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior integração entre ecoformação e inclusão, propondo novas perspectivas pedagógicas que valorizem tanto o desenvolvimento sustentável quanto a diversidade e o respeito às especificidades das comunidades rurais. O artigo conclui que, ao integrar ecoformação e inclusão, as escolas do campo podem se tornar espaços de aprendizagem mais ricos e significativos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com a sustentabilidade e a equidade social.
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Ma. Santos, Noélia Rodrigues dos.
Educação especial.
Educação rural.