Ecoformação e inclusão: novas perspectivas para escolas do campo

Ecoformação e inclusão: novas perspectivas para escolas do campo

Autor(a)
Melo, Vera Lúcia de .
<vera.melo@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
26/10/2024
Curso/Outros
Esp. Educ. Espec. e Incl, na Pers.Trans.
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo investiga como a ecoformação pode ser integrada às práticas pedagógicas nas escolas do campo para promover uma educação inclusiva e sustentável. A ecoformação, que enfatiza o desenvolvimento de uma consciência ecológica, é especialmente relevante para escolas localizadas em áreas rurais, onde a relação com a natureza é intrínseca ao cotidiano dos estudantes. O trabalho também aborda a inclusão educacional, destacando a importância de garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas, físicas ou cognitivas, tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades e ao contexto local. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de escolas do campo, além de uma análise documental de currículos e materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior integração entre ecoformação e inclusão, propondo novas perspectivas pedagógicas que valorizem tanto o desenvolvimento sustentável quanto a diversidade e o respeito às especificidades das comunidades rurais. O artigo conclui que, ao integrar ecoformação e inclusão, as escolas do campo podem se tornar espaços de aprendizagem mais ricos e significativos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com a sustentabilidade e a equidade social.

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Barros, Abdízia Maria Alves.
Coorientador(a)
Dr.ª Alves, Maria Dolores Fortes.
Banca Examinadora
Me. Santos, Anderson Silva .
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Ma. Santos, Noélia Rodrigues dos.
Palavras-chave
Inclusão escolar.
Educação especial.
Educação rural.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
2
Observações


Não foi possível exibir o PDF