Estratégias pedagógicas para inclusão de estudantes com autismo no ensino de ciências: uma abordagem a partir da educação especial.
Estratégias pedagógicas para inclusão de estudantes com autismo no ensino de ciências: uma abordagem a partir da educação especial.
<anderson.santos3@arapiraca.ufal.br>
O presente artigo apresenta uma síntese dos principais pontos abordados no estudo sobre estratégias pedagógicas para a inclusão e aprendizado de estudantes com autismo no ensino de ciências. A pesquisa teve o objetivo de analisar as características e desafios enfrentados por esses estudantes, bem como as estratégias de ensino existentes e seu impacto na construção de uma abordagem inclusiva e centrada no estudante. Partindo da problemática para entender sobre quais são as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas no ensino de ciências para alunos com autismo. O percurso metodológico está embasado na abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica, que buscou, a partir de dados coletados em artigos publicados nos últimos três anos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, se apropriando da metodologia de Análise de Conteúdo para a discussão. O estudo pretende contribuir para a construção de um ambiente educacional inclusivo, oferecendo insights valiosos sobre as estratégias pedagógicas de ensino para estudantes com autismo. Além disso, busca-se sugerir adaptações curriculares e intervenções individualizadas que possam atender às necessidades específicas desses estudantes. O estudo pode fornecer subsídios para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma educação inclusiva e eficaz para todos os estudantes, incluindo aqueles com autismo.
The present article provides a summary of the main points addressed in the study on pedagogical strategies for the inclusion and learning of students with autism in science education. The research aimed to analyze the characteristics and challenges faced by these students, as well as the existing teaching strategies and their impact on building an inclusive and student-centered approach. Starting from the problem to understand what pedagogical strategies can be used in science teaching for students with autism. The methodological approach is based on a qualitative approach from bibliographic research, which sought, from data collected in articles published in the last three years in the Scielo and Google Scholar databases, appropriating the Content Analysis methodology for discussion. The study aims to contribute to the construction of an inclusive educational environment, offering valuable insights into pedagogical teaching strategies for students with autism. Additionally, it seeks to suggest curricular adaptations and individualized interventions that can meet the specific needs of these students. The study can provide subsidies to improve pedagogical practices and promote inclusive and effective education for all students, including those with autism.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Estratégias pedagógicas.
Educação inclusiva.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ensino de ciências .