Formação de professores de educação física no estado de Alagoas: nexos e relações com as necessidades concretas da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo
Formação de professores de educação física no estado de Alagoas: nexos e relações com as necessidades concretas da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo
<genivaldo.junior@arapiraca.ufal.br>
O objeto desta dissertação é a formação de professores em Educação Física do Estado de Alagoas, os nexos e relações com a escola. Está inserida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL Arapiraca. A problemática diz respeito a formação de professores de Educação Física, realidade, possibilidades e as necessidades da escola da pública: considerando a realidade da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo – EEPMAC, o Projeto Político Pedagógico – PPP, quais as necessidades na formação de professores de Educação Física para o enfrentamento das problemáticas concretas da escola? As questões de investigação são: (1) sobre formação de professores de educação física no estado de Alagoas; (2) sobre o PPP da Escola Avelina do Carmo; (3) sobre o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL Campus Arapiraca; (4) necessidades na formação frente à situação da escola pública. Objetivo geral: investigar a formação de professores em Educação Física, nexos e relações a partir do PPC do curso de Educação Física da UFAL Campus Arapiraca e o PPP da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo, realidade, necessidades e possibilidades. Objetivos específicos: (1) identificar os cursos de formação de professores de educação física em Alagoas. (2) analisar a situação concreta da EEPMAC; (3) apresentar proposições para a formação considerando a realidade concreta da escola. O percurso teórico metodológico levará em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (Saviani, 2003, 2008, 2011). As fontes de dados foram: (1) E-mec; (2) O PPP da escola e seus documentos; (3) PPC do curso de licenciatura em Educação Física UFAL Arapiraca; (4) dados levantados, sistematizados e submetidos à crítica. Os instrumentos de pesquisas foram análise documental, de conteúdos, descrições densas e sistematizações em quadros, tabelas e gráficos. Os procedimentos de análise foram baseados na teoria do conhecimento materialista histórica e dialética que exige para além da aparência a consideração das determinações históricas. Foram analisadas no PPP e no PPC oito categorias, a saber: Educação Física, escola, formação inicial, formação continuada, prática pedagógica, ensino-aprendizagem, currículo e avaliação. Concluímos que existem nexos e relações entre as categorias analisadas, demonstrando desta forma que há coerências em algumas passagens dos textos, bem como foi constatamos que existem necessidades de ampliação e atualização de algumas categorias, seja no PPP quanto no PPC. Quanto aos cursos de Educação Física, concluímos que há prevalência do setor privado nas ofertas destes cursos, atendendo desta forma os interesses da inciativa privada onde a educação é vista como mercadoria, seja na educação básica ou no ensino superior. Neste sentido, apresentar proposições para a ampliação da oferta da formação inicial em instituição pública no Estado de Alagoas é uma inciativa urgente a ser implementada. Assim, espera-se contribuir para barrar o avanço do capital sobre formação de professores em Alagoas, pois, o avanço do capital só faz rebaixar a qualidade da formação, e consequentemente atinge a educação básica.
The subject of this dissertation is the training of Physical Education teachers in the state of Alagoas, the links and relationships with the school. It is part of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Teaching and Teacher Training at UFAL Arapiraca. The problem concerns the training of Physical Education teachers, reality, possibilities and the needs of the public school: considering the reality of the State School Professor Maria Avelina do Carmo - EEPMAC, the Political Pedagogical Project - PPP, what are the needs in the training of Physical Education teachers to face the concrete problems of the school? The research questions are: (1) on the training of physical education teachers in the state of Alagoas; (2) on the PPP of the Avelina do Carmo School; (3) on the PPC of the Physical Education degree course at the UFAL Arapiraca Campus; (4) training needs in the face of the public school situation. General objective: to investigate teacher training in Physical Education, the links and relationships between the PPC of the Physical Education course at UFAL Arapiraca Campus and the PPP of the Professora Maria Avelina do Carmo State School, reality, needs and possibilities. Specific objectives: (1) to identify physical education teacher training courses in Alagoas; (2) to analyze the concrete situation at EEPMAC; (3) to present proposals for training considering the concrete reality of the school. The theoretical methodological path will take into account the contributions of Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 2003, 2008, 2011). The data sources were: (1) E-mec; (2) the school's PPP and its documents; (3) the PPC of the UFAL Arapiraca Physical Education degree course; (4) data collected, systematized and submitted to criticism. The research tools were document analysis, content analysis, indepth descriptions and systematization in charts, tables and graphs. The analysis procedures were based on the historical and dialectical materialist theory of knowledge, which demands that historical determinations be taken into account beyond appearance. Eight categories were analyzed in the PPP and PPC, namely: Physical Education, school, initial training, continuing training, pedagogical practice, teaching and learning, curriculum and assessment. We concluded that there are links and relationships between the categories analyzed, thus demonstrating that there is coherence in some passages of the texts, and we also found that there is a need to expand and update some categories, both in the PPP and the PPC. With regard to Physical Education courses, we concluded that the private sector prevails in offering these courses, thus serving the interests of private initiative where education is seen as a commodity, whether in basic education or higher education. In this sense, presenting proposals to expand the provision of initial training in public institutions in the state of Alagoas is an urgent initiative to be implemented. In this way, we hope to help stop the advance of capital into teacher training in Alagoas, because the advance of capital only lowers the quality of training, and consequently affects basic education.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Formação docente.
Pedagogia histórico-crítica.
Projeto Político-Pedagógico (PPP).