Saberes da experiência e o constituir-se professora a partir do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia

Saberes da experiência e o constituir-se professora a partir do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia

Autor(a)
Santos, Ariadna Conceição Gameleira dos.
<ariadnagameleirasantos@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/11/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

 Este trabalho de conclusão de curso se movimenta nas contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial na docência, a partir da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. No campo dos saberes da experiência, ao narrar acontecimentos e formas de ser-estar-na escola, manifesto minha construção profissional no PRP e o seu impacto na formação inicial. O objetivo geral consiste em analisar e compreender como o PRP contribuiu para a minha formação e, especificamente, como influenciou na minha construção de identidade profissional. Para este fim, assumi a pesquisa qualitativa para as muitas formas de descrever meu constituir-se professora envolto por subjetividades que me compõem, delineado pela abordagem de pesquisa narrativa de caráter autobiográfico, onde, ao narrar-me, encontro compreensões possíveis sobre estar na profissão, em formação. A partir de minhas memórias, incluindo observações das práticas pedagógicas durante o PRP e relatos pessoais, refleti sobre esse processo formativo que me movimentou no Programa Residência Pedagógica e contribuiu para esta identidade em movimento que me constitui. Ao questionar ́ ́Como o PRP influenciou na minha identidade profissional a partir da experiência no PRP? ́ ́ em meio a lembranças e referências, encontrei-me em processo de formação, nos saberes da experiência que foi um conjunto de conhecimentos que adquiri durante o PRP e que enriqueceram minha formação, por meio das práticas de planejamento e atividades pedagógicas, pude ser flexível e adaptar estratégias conforme as necessidades de cada aluno. Encontrei-me, assim, nesses saberes adquiridos durante minhas vivências, no fazer pedagógico e na reflexão sobre o que é ser professora. Reconheço que nós, pedagogos, estamos sempre em formação buscando novos saberes e novas práticas pedagógicas.

Abstract

 This course thesis explores the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to initial teacher education, specifically within the Pedagogy Undergraduate Program at the Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus. In the realm of experiential knowledge, by narrating events and ways of being and existing in the school environment, I express my professional development in the PRP and its impact on my initial teacher training. The main goal is to analyze and understand how the PRP contributed to my education and, more specifically, how it influenced the construction of my professional identity. To achieve this, I adopted a qualitative research approach to describe the many ways in which I became a teacher, shaped by the subjectivities that make me who I am. The research was guided by a narrative approach with an autobiographical character, where, by narrating myself, I gained possible insights into what it means to be in the profession, in training. From my memories, including observations of pedagogical practices during the PRP and personal accounts, I reflected on this formative process that moved me within the Pedagogical Residency Program and contributed to the development of my evolving identity. In questioning “How did the PRP influence my professional identity through my experience in the program?”, I found myself in a continuous process of formation, in the experiential knowledge that consisted of a set of understandings I acquired during the PRP. These experiences enriched my training, as through planning practices and pedagogical activities, I was able to be flexible and adapt strategies to meet the needs of each student. Thus, I found myself in these acquired knowledges, in the pedagogical practices, and in reflecting on what it means to be a teacher. I acknowledge that we, as educators, are always in a process of formation, seeking new knowledge and pedagogical practices.

Orientador(a)
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Edjane Gomes da.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Palavras-chave
Identidade profissional.
Formação docente.
Educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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