Nesse curso, a gente se sente gente: formação de professores e alfabetização problematizadora: possibilidades da abordagem temática freiriana
Nesse curso, a gente se sente gente: formação de professores e alfabetização problematizadora: possibilidades da abordagem temática freiriana
<marcos.santos2@arapiraca.ufal.br>
A formação de professores é uma temática que ao longo da história da educação brasileira foi aumentando gradativamente sua importância, seja no que diz respeito a formação inicial ou a formação continuada. Paralelamente, outro campo da aprendizagem também ocupou destacada importância na história da educação no Brasil, a alfabetização. Esses campos entram em contato mais estreito quando são designadas formações direcionadas a formar professores alfabetizadores ou formações que auxiliem os professores nessa tarefa que tem se constituído como um desafio. As últimas décadas têm sido marcadas por programas e medidas direcionadas a alfabetizar os alunos em maior número e em menor tempo. Nesse processo que envolve uma série de discussões entre métodos objetivos e técnicas, o fator número em relação a qualidade da alfabetização tem se sobressaído. Para tanto, se faz necessário questionar quais interesses essa alfabetização tem servido? Como se processam as formações de professores e se empreende uma perspectiva alfabetizadora que tenha sentido e significado para os discentes? Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e os desafios de um curso formativo direcionado a professoras e professores de uma escola de zona rural no município de São José da Tapera, AL, com foco na alfabetização. O curso foi voltado para a temática da alfabetização na perspectiva da Abordagem Temática Freireana, buscando apresentar aos profissionais educadores a possibilidade de se alfabetizar os alunos de uma maneira que os conteúdos escolares dialoguem com a realidade local e contribuam para a superação das situações-limites encontradas na comunidade. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve como referência as etapas da Investigação Temática de Paulo Freire para estruturar o curso que durou aproximadamente seis meses, com encontros presenciais e atividades de campo. Para analisar as experiências das educadoras ao longo da formação, foram utilizadas transcrições de falas oriundas de gravações de áudio e vídeo, dos encontros formativos e das visitas aos moradores da comunidade. Como instrumento analítico foi realizada a Análise Textual Discursiva, que teve as seguintes categorias emergentes: a) O diálogo como fator de dedicação e compromisso com a formação b) o diálogo condutor da tomada de consciência das situações-limites vivenciadas pela comunidade c) Desafios institucionais e o impacto na formação permanente. Dentre os resultados, destaca-se: o estabelecimento de relações dialógicas enquanto modelo formativo, apresentando-se como alternativa às práticas formativas corriqueiramente desenvolvidas no município. A aproximação dos profissionais da escola com as situações limites da comunidade, o que possibilitou pensar em propostas alfabetizadoras contextualizadas e significativas. Espera-se que a pesquisa possibilite o surgimento de novos estudos no município e na região do semiárido alagoano.
Teacher training is a topic that, throughout the history of Brazilian education, has gradually increased in importance. Whether in terms of initial training or continuing training. At the same time, another field of learning also occupied prominent importance in the history of education in Brazil, literacy. These fields come into closer contact when training is designed to train literacy teachers or training that assists teachers in this task, which has been a challenge. The last few decades have been marked by programs and measures aimed at teaching students to read and write in greater numbers and in less time. n this process that involves a series of discussions between objective methods and techniques, the number factor in relation to the quality of literacy has stood out. To this end, it is necessary to question what interests this literacy has served, how teacher training is carried out and to undertake a literacy perspective that has meaning and meaning for students. Given this, this work aims to analyze the contributions and challenges of a training course aimed at teachers at a rural school in the municipality of São José da Tapera, AL. The course was focused on the theme of literacy from the perspective of the Freirean Thematic Approach, seeking to present to professional educators the possibility of teaching students to read and write in a way that school content dialogues with the local reality and contributes to overcoming limit situations found in the community. Methodologically, the research is characterized as qualitative and had as reference the stages of Paulo Freire's Thematic Investigation to structure the course that lasted approximately six months, with face-to-face meetings and field activities. To analyze the educators' experiences throughout their training, transcriptions of speeches from audio and video recordings, training meetings and visits to community residents were used. As an analytical instrument, Discursive Textual Analysis was carried out, which had the following emerging categories: a) Dialogue as a factor of dedication and commitment to training b) dialogue leading to awareness of limit situations experienced by the community c) Institutional challenges and the impact on ongoing training. Among the results, the following stand out: the establishment of dialogical relationships as a training model, presenting itself as an alternative to the training practices commonly developed in the municipality. The approach of school professionals to the limit situations of the community, which made it possible to think about contextualized and meaningful literacy proposals. It is hoped that the research will enable the emergence of new studies in the municipality and in the semi-arid region of Alagoas.
Dr.ª Gehlen, Simone Tormohlen.
Freire, Paulo, 1921-1997 - Método educacional.
Professores - Aperfeiçoamento.
Professores alfabetizadores.