Modalidades didáticas utilizadas nas aulas de Ciências e Biologia: uma análise das práticas educacionais

Modalidades didáticas utilizadas nas aulas de Ciências e Biologia: uma análise das práticas educacionais

Autor(a)
Souza, Maria Fernanda Araújo.
<maria.souza3@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
11/09/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
21
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

As modalidades didáticas são entendidas a partir de diferentes estratégias de ensino que o professor pode utilizar em sala de aula ou fora dela para propiciar uma maior qualidade na apreensão dos conhecimentos. Esta pesquisa teve como finalidade analisar quais modalidades didáticas utilizadas pelos professores nas aulas de Ciências e Biologia podem ser eficazes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir da problemática de que as escolas e o corpo docente enfrentam muitas barreiras, desafios e dificuldades, seja pela fragilidade na formação inicial e continuada dos professores, pela falta de materiais, metodologias acessíveis, como também, de recursos tecnológicos. Surgiu a questão norteadora de quais modalidades didáticas utilizadas nas aulas de Ciências e Biologia poderiam ser eficazes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? Para responder esta questão, a pesquisa contou com a metodologia qualitativa, do tipo bibliográfica, a partir da análise de produções científicas nacionais na plataforma Google Acadêmico, com artigos que apresentassem sobre modalidades didáticas utilizadas em sala de aula pelos professores de ciências, proporcionando assim, reflexões teóricas e práticas na atuação e formação continuada do corpo docente. Diante disso, foram analisados 6 dados de publicações na temática dos anos de 2020 a 2023. Evidenciando que o processo educativo aliado a estas estratégias, torna-se mais eficaz e envolvente para os estudantes, além de permitir que os educadores atendam às diversas necessidades dos estudantes, promovendo uma aprendizagem acessível e abrangente.  

Abstract

Didactic modalities are understood from different teaching strategies that the teacher can use in the classroom or outside it to provide a higher quality in the acquisition of knowledge. This research aimed to analyze which didactic modalities used by teachers in Science and Biology classes can be effective in the teaching and learning process of students. Based on the problem that schools and teaching staff face many barriers, challenges and difficulties, whether due to the weakness in the initial and ongoing training of teachers, the lack of accessible materials, methodologies, as well as technological resources. The guiding question arose as to which didactic modalities used in Science and Biology classes could be effective in the teaching and learning process of students? To answer this question, the research used a qualitative, bibliographical methodology, based on the analysis of national scientific productions on the Google Scholar platform, with articles that presented teaching methods used in the classroom by science teachers, thus providing theoretical and practical reflections on the performance and ongoing training of teaching staff. In view of this, 6 publications on the subject from 2020 to 2023 were analyzed. Highlighting that the educational process combined with these strategies becomes more effective and engaging for students, in addition to allowing educators to meet the diverse needs of students, promoting accessible and comprehensive learning.

Orientador(a)
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Coorientador(a)
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Banca Examinadora
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Palavras-chave
Ciências - Estudo e ensino.
Práticas pedagógicas.
Biologia - Estudo e ensino.
Práticas de ensino.
Modalidades didáticas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
27
Observações

Resumo em Língua inglesa: Google Tradutor.

Não foi possível exibir o PDF