Gestão escolar frente aos desafios para o alcance de uma gestão democrática
Gestão escolar frente aos desafios para o alcance de uma gestão democrática
<danyellesalgueiro8@gmail.com>
O presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar os desafios enfrentados para a implementação da gestão democrática e participativa em uma escola pública da rede estadual na cidade de São Sebastião-AL. Além disso, investigaram-se os princípios que norteiam esse modelo de gestão e a percepção dos colaboradores sobre sua aplicação. Também se buscou identificar os espaços de participação existentes na escola e como eles contribuem para a integração entre a instituição e as partes envolvidas. Com esses objetivos, o estudo procurou responder à seguinte questão central: a administração escolar enfrenta desafios para alcançar uma gestão democrática? Se sim, quais? A pesquisa foi realizada com a equipe gestora, o corpo docente e os demais funcionários da escola, por meio de questionários específicos para cada grupo. Os resultados confirmaram a existência de desafios para a efetivação da gestão democrática, sendo a autonomia limitada um dos principais obstáculos. Quase metade dos funcionários relatou ter pouca ou nenhuma autonomia em suas áreas de atuação, evidenciando a necessidade de maior participação no processo decisório.
The general objective of this study was to identify and analyze the challenges faced in implementing democratic and participatory management in a public school in the state system in the city of São Sebastião, Alagoas. In addition, the principles that guide this management model and the perception of employees regarding its application were investigated. We also sought to identify the spaces for participation that exist in the school and how they contribute to the integration between the institution and the parties involved. With these objectives, the study sought to answer the following central question: does the school administration face challenges in achieving democratic management? If so, what are they? The research was conducted with the management team, the teaching staff, and other employees of the school, using questionnaires specific to each group. The results confirmed the existence of challenges in implementing democratic management, with limited autonomy being one of the main obstacles. Almost half of the employees reported having little or no autonomy in their areas of activity, highlighting the need for greater participation in the decision-making process.
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Processo decisório.
Gestão democrática.