Um estudo sobre o uso das demonstrações matemáticas na Educação básica: uma ferramenta para potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática

Um estudo sobre o uso das demonstrações matemáticas na Educação básica: uma ferramenta para potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática

Autor(a)
Costa, Natiely Sampaio.
<natiely,costa@arapiraca,ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/02/2025
Curso/Outros
Mestrado Prof. Mat. Rede Nac. (PROFMAT)
Número de folhas
56
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho discute a importância das demonstrações matemáticas e sua aplicação no ensino, destacando as demonstrações e a fundamentação Lógica que as estrutura como um fator de singularidade da Matemática enquanto ciência. Assim, é revisitado brevemente os fundamentos da Lógica Matemática necessários para a construção de uma demonstração, bem como são apresentadas algumas técnicas utilizadas afim de contextualizar a temática e oferecer suporte a professores, auxiliando-os a superar possíveis dificuldades relacionadas à construção e aplicação das demonstrações em suas aulas. Entende-se que as demonstrações nas aulas de Matemática, além de promoverem o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação dos alunos, podem ainda ser um fator de motivação e maior compreensão dos conceitos estudados e até mesmo do que é fazer e pensar Matemática, para além de aplicações de fórmulas e de técnicas mecanizadas.

Abstract

This thesis discuesses the importance of mathematical demonstrations and their application in teaching, highlighting the demonstrations and the logical foundation that structures them as a factor of singularity in Mathematics as a science. Thus, the fundamentals of Mathematical Logic necessary for constructing a demonstrations are briefly revisited, and some techniques are presented to contextualize the topic and provide support to teachers, helping them overcome potential challenges related to the construction and application of demonstrations in their classes. It is understood that demonstrations in Mathematics classes, besides fostering the development of students’ logical reasoning and argumentative skills, can also serve as a source of motivation and a deeper understanding of the concepts studied, as well as the very nature of doing and thinking Mathematics, beyond the application of formulas and mechanized techniques.

Orientador(a)
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Banca Examinadora
Me. Porto, José Fábio Boia.
Me. Ribeiro, Wagner Xavier.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Matemática.
Lógica matemática.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
23
Observações


Não foi possível exibir o PDF