Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de química no Ensino médio em algumas escolas públicas de Arapiraca - AL

Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de química no Ensino médio em algumas escolas públicas de Arapiraca - AL

Autor(a)
Silva, Edcarlos Benedito da.
<edcarlosbenedito@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
25/11/2020
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
57
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho, DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAPIRACA–AL, apresenta como justificativa a preocupação em analisar as dificuldades apresentadas pelos professores e pelos alunos no ensino da disciplina de Química nas escolas públicas do município de Arapiraca-AL. Apresentando como problema: “os professores da rede pública de ensino possuem subsídios para lecionar aulas atrativas para seus alunos”? Tendo como hipótese a afirmativa de que é possível lecionar Química de forma atrativa e motivante. Diante disso, o trabalho tem como objetivo principal analisar os fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem de Química do ensino médio de algumas escolas públicas da cidade de Arapiraca-AL e para essa análise objetiva-se investigar, com o auxílio dos alunos e professores, quais as dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem de Química em sala de aula; identificar os métodos e técnicas de ensino utilizados pelos professores de Química, buscando relacionar a interferência destes métodos no aprendizado da disciplina pelo aluno; apontar os principais fatores que dificultam tanto o ensino quanto a aprendizagem de Química no ensino médio. O objetivo da pesquisa foi alcançado na medida em que se abordaram de forma clara os fatores que desfavorecem o trabalho docente e a apreensão de conhecimentos por parte do educando. A base bibliográfica na qual fundamentou-se o estudo foi a Educação em Química, utilizando-se a metodologia de pesquisa exploratória, o que possibilitou uma proximidade com o objeto de estudo e atuou como norte balizador para a formulação das hipóteses. Já que foram aplicados questionários estruturados de perguntas abertas e fechadas com o intuito de analisar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de Química. Os resultados obtidos com a realização do trabalho mostram que o ensino de Química se encontra cada vez mais envolto em problemas que dificultam o papel do professor de transmitir conhecimentos e aos alunos de absorver conhecimentos necessários à sua formação escolar e cidadã. No entanto, é possível utilizar metodologias que envolvam o aluno para o aprendizado dessa disciplina complexa, porém, essencial.

Abstract

The work, DIFFICULTIES IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING OF CHEMISTRY IN MIDDLE SCHOOL IN SOME PUBLIC SCHOOLS OF ARAPIRACA–AL, presents as justification the concern in analyzing the difficulties presented by teachers and students in the teaching of Chemistry in public schools in the municipality of Arapiraca-AL. Presenting as a problem: "do public school teachers have subsidies to teach attractive classes for their students"? Assuming the hypothesis that it is possible to teach chemistry in an attractive and motivating way. Therefore, the main objective of this study is to analyze the factors that hinder the teaching-learning process of high school chemistry of some public schools in the city of Arapiraca-AL and for this analysis it is objective to investigate, with the help of the students and teachers, what are the difficulties in the process of teaching and learning chemistry in the classroom; to identify the teaching methods and techniques used by Chemistry teachers, seeking to relate the interference of these methods in the student's learning of the discipline; to point out the main factors that hinder both teaching and learning chemistry in high school. The objective of the research was reached insofar as the factors that disfavored the teaching work and the seizure of knowledge by the learner were clearly addressed. The bibliographic base on which the study was based was Education in Chemistry, using the exploratory research methodology, which made possible a proximity to the object of study and acted as a guide for the formulation of hypotheses. Since structured questionnaires of open and closed questions were applied in order to analyze the difficulties faced in the teaching-learning process of Chemistry. The results obtained with the work show that the teaching of Chemistry is increasingly involved in problems that hinder the teacher's role of transmitting knowledge and the students to absorb knowledge necessary for their education and citizenship. However, it is possible to use methodologies that involve the student to learn this complex but essential discipline.

Orientador(a)
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Banca Examinadora
Esp. Silva, Deysiane Santos da.
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Palavras-chave
Ensino de química.
Métodos de ensino.
Química - Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
11
Observações


Não foi possível exibir o PDF