O fechamento das escolas quilombolas no âmbito da 9ª Gerência Regional de Educação de Alagoas.

O fechamento das escolas quilombolas no âmbito da 9ª Gerência Regional de Educação de Alagoas.

Autor(a)
Santos, Maria Valquiria dos.
<valquiriasantos50427@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
17/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A educação e o acesso à escolarização em comunidades quilombolas são direitos regidos segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, regulamentada em 5 junho de 2012, a qual estabelece uma modalidade de ensino diferenciada que valorize os saberes e as práticas tradicionais quilombolas. Com isso, o presente trabalho pretende analisar como se deu o fechamento de escolas em comunidades quilombolas na 9ª Gerência Regional de Educação de Alagoas (9ª GERE). Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico dos municípios que fazem parte da 9ª GERE e quais desses possuem escolas em comunidades tradicionais quilombolas, a fim de identificar e discorrer acerca do histórico dessas unidades educacionais. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar as problemáticas ocasionadas com o fechamento de escolas nas comunidades remanescentes quilombolas, situadas no âmbito da 9ª GERE. A pesquisa percorreu sobre três objetivos específicos: 1) Investigar a criação das escolas em comunidades quilombolas; 2) Analisar a importância da escola e do ensino para o desenvolvimento da cultura quilombola; 3) Analisar os motivos do fechamento das escolas em comunidades quilombolas, levando em consideração a importância das escolas para a preservação e afirmação da cultura. Para a realização da pesquisa a metodologia pautou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica e documental, com análise hermenêutica dos dados coletados. Os resultados apontaram que o fechamento de escolas em comunidades quilombolas é um desafio multifacetado que requer atenção imediata. A promoção da educação nestas comunidades não é apenas um direito, mas também um investimento no fortalecimento das culturas, na redução das desigualdades e no crescimento coletivo. 

Abstract

Education and access to schooling in quilombola communities are rights governed by the National Curricular Guidelines for Basic Education, regulated on June 5, 2012, which establishes a differentiated teaching modality that values traditional quilombola knowledge and practices. Therefore, this work aims to analyze the closure of schools in quilombola communities in the 9th Regional Education Management of Alagoas (9th GERE). To this end, we will carry out a bibliographical survey of the municipalities that are part of the 9th GERE and which of these have schools in traditional quilombola communities, in order to identify and discuss the history of these educational units. In this sense, the research aims to analyze the problems caused by the closure of schools in the remaining quilombola communities, located within the scope of the 9th GERE. The research covered three specific objectives: 1) Investigate the creation of schools in quilombola communities; 2) Analyze the importance of school and teaching for the development of quilombola culture; 3) Analyze the reasons for closing schools in quilombola communities, taking into account the importance of schools for the preservation and affirmation of culture. To carry out the research, the methodology was based on qualitative research, through a bibliographic and documentary approach, with hermeneutic analysis of the data collected. We consider the closure of schools in quilombola communities to be a multifaceted challenge that requires immediate attention. Promoting education in these communities is not only a right, but also an investment in strengthening cultures, reducing inequalities and collective growth.

Orientador(a)
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Banca Examinadora
Santos Filho, João Batista.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Palavras-chave
Comunidade quilombola.
Educação.
Escolas quilombolas .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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