A presença masculina no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca AL
A presença masculina no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca AL
<cledsonlima848@gmail.com>
Esse trabalho estuda “A presença masculina no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Foi realizada um levantamento bibliográfico com destaque para os autores Straiotto (2017), Saviani (2012), Viana (2001), entre outros. A escolha do tema se deve ao fato de que como discente UFAL vivenciei algumas situações que colocavam em questão o lugar do homem na educação de crianças, parte fundamental da atuação pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais. A incidência de homens na atuação docente com crianças, principalmente em se tratando da Educação Infantil, é raramente percebida conforme apontam estatísticas, descreve a literatura e, ainda pela minha observação pessoal nas escolas em que vivenciei o estágio. Neste contexto, discorrendo sobre o papel do homem na docência, pretendemos analisar a seguinte questão: Como acontece a presença de homens no curso em Pedagogia, entre dificuldades e desafios? Espera-se contribuir para uma reflexão visando uma nova maneira de se pensar a presença masculina e sua atuação Pedagógica, em escolas da Educação Básica a partir da formação na licenciatura em Pedagogia.
This paper studies “The male presence in the undergraduate course in pedagogy at the Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus. A bibliographical survey was carried out with emphasis on the authors Straiotto (2017), Saviani (2012), Viana (2001), among others. The choice of the theme is due to the fact that as a student at UFAL I experienced some situations that called into question the place of men in the education of children, a fundamental part of the pedagogical role in Early Childhood Education and Elementary School - Initial Years. The incidence of men in teaching with children, especially in Early Childhood Education, is rarely perceived as indicated by statistics, described in the literature and, also by my personal observation in the schools where I experienced the internship. In this context, discussing the role of men in teaching, we intend to analyze the following question: How does the presence of men in the Pedagogy course happen, between difficulties and challenges? We hope to contribute to a reflection aiming at a new way of thinking about the male presence and their Pedagogical role, in schools of Basic Education based on training in the degree in Pedagogy.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Pedagogos - Formação.
Homens - Docência.