O Mestrado Profissional em Saúde da Família como um caminho para a educação permanente em saúde na formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde
O Mestrado Profissional em Saúde da Família como um caminho para a educação permanente em saúde na formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde
<manoel.soares@arapiraca.ufal.br>
A Atenção Primária à Saúde (APS) é um importante pilar do sistema de saúde brasileiro, responsável pela promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças. Nesse sentido, a formação de profissionais que atuam na APS é crucial para o sucesso desse sistema, e a educação permanente em saúde (EPS) tem se mostrado uma estratégia eficaz para aprimorar aspectos assistenciais e de gestão desses profissionais. O estudo objetivou analisar as contribuições das estratégias da educação permanente em saúde na formação stricto sensu do mestrado profissional em saúde da família da UFAL para profissionais da atenção primária à saúde. A pesquisa se caracteriza como exploratória de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa. Os procedimentos para a coleta e produção das informações da pesquisa seguiram alguns pontos, o primeiro a recolha dos dados transcorreu por meio de um questionário semiestruturado com 07 eixos e 20 perguntas para os mestrandos e egressos do programa em forma de analisar a percepção destes acerca da temática abordada. A análise dos dados coletados foi realizada com base na técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin para auxiliar na organização e interpretação dos dados. Os resultados da pesquisa serão expostos em dois artigos: o primeiro, intitulado "As contribuições das estratégias de educação permanente em saúde na formação de profissionais da atenção primária à saúde: uma análise da última década", e o segundo, intitulado "A formação em saúde como ferramenta de educação permanente: o mestrado profissional em saúde da família e suas repercussões no desempenho profissional". Os resultados indicam que a EPS contribui para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, aumentando a eficácia das intervenções e promovendo uma abordagem mais integral e humanizada no cuidado. Ao incentivar a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais de saúde, a EPS promove um ambiente de trabalho colaborativo e estimulante, que favorece o aprendizado mútuo e o desenvolvimento profissional.
Primary Health Care (PHC) is a cornerstone of the Brazilian health system, responsible for health promotion, disease prevention, treatment, and rehabilitation. The training of PHC professionals is crucial for the system's success, and continuing health education (EPS) has proven to be an effective strategy for improving the care and management skills of these professionals. This study aimed to analyze the contributions of continuing health education strategies to the stricto sensu training of professionals in the UFAL's professional master's program in family health. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The data collection and production procedures followed a few steps, the first being the collection of data through a semistructured questionnaire with 7 axes and 20 questions for master's students and graduates of the program to analyze their perceptions of the topic addressed. The analysis of the collected data was performed using the Content Analysis technique, using the Atlas.ti software to help in organizing and interpreting the data. The research results will be presented in two articles: the first, entitled "The contributions of continuing education strategies in health in the training of primary health care professionals: an analysis of the last decade", and the second, entitled "Health training as a tool for continuing education: the professional master’s degree in family health and its repercussions on professional performance". The results indicate that the EPS contributes to improving the quality of health services, increasing the effectiveness of interventions and promoting a more comprehensive and humanized approach to care. By encouraging the exchange of knowledge and experiences among health professionals, EPS promotes a collaborative and stimulating work environment that favors mutual learning and professional development.
Dr.ª Sampaio, Josineide Francisco.
Políticas de saúde.
Atenção Primária à Saúde (APS).
Educação permanente.