O impacto da utilização da inteligência artificial na educação através da gamificação: uma revisão da literatura.

O impacto da utilização da inteligência artificial na educação através da gamificação: uma revisão da literatura.

Autor(a)
Silva, Ana Beatriz Pereira da.
<ana.silva2@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/09/2024
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
35
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como a Inteligência Artificial (IA) pode potencializar a aplicação da gamificação no ensino, em resposta ao crescente desafio de engajar os alunos em um ambiente educacional frequentemente marcado por desinteresse e dificuldade em atender às suas necessidades individuais. A gamificação, ao utilizar elementos de jogos para tornar o aprendizado mais atraente, pode ser limitada pela falta de personalização e feedback em tempo real. Assim, a pesquisa utilizará uma revisão sistemática da literatura para explorar como a IA pode ser integrada a elementos de gamificação, como recompensas e interações lúdicas, adaptando o processo educacional às especificidades de cada aluno e promovendo um aprendizado mais eficaz. A combinação de IA e gamificação promete criar um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente, oferecendo feedback imediato e ajustando a dificuldade das atividades com base no desempenho dos estudantes. Além disso, a pesquisa pretende identificar os impactos dessa integração na participação e no progresso dos alunos, abordando questões como motivação, retenção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, contribuindo assim para a discussão sobre o futuro da educação e o potencial das tecnologias emergentes em enriquecer a experiência de aprendizagem.

Abstract

The objective of this study is to investigate how Artificial Intelligence (AI) can enhance the application of gamification in teaching, in response to the growing challenge of engaging students in an educational environment often marked by disinterest and difficulty in meeting their individual needs. Gamification, when using game elements to make learning more engaging, can be limited by the lack of personalization and real-time feedback. Thus, the research will use a systematic literature review to explore how AI can be integrated with gamification elements, such as rewards and playful interactions, adapting the educational process to the specificities of each student and promoting more effective learning. The combination of AI and gamification promises to create a dynamic and engaging learning environment, offering immediate feedback and adjusting the difficulty of activities based on student performance. Furthermore, the research aims to identify the impacts of this integration on student participation and progress, addressing issues such as motivation, knowledge retention and skills development, thus contributing to the discussion about the future of education and the potential of emerging technologies to enrich the learning experience. 

Orientador(a)
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Banca Examinadora
Dr. Santos Júnior, Jário José dos.
Dr. Santos, Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra.
Palavras-chave
Inteligência artificial.
Gamificação.
Educação.
Sistemas da informação .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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