O impacto das Empresas Juniores na formação e qualificação de futuros profissionais da engenharia.
O impacto das Empresas Juniores na formação e qualificação de futuros profissionais da engenharia.
<rayane.malaquias@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho irá tratar sobre Empresas Juniores (EJs), empresas sem fins lucrativos e com fins educacionais, vinculadas a instituições de ensino superior, sendo composta apenas por alunos de graduação, com o objetivo de oferecer vivência prática e empresarial aos seus membros. Assim, a pesquisa trata-se de uma análise da importância do Movimento Empresa Júnior (MEJ) na formação de profissionais da engenharia em Alagoas, buscando entender através das perspectivas dos próprios empresários juniores de diversos cursos de engenharias, como a participação em uma Empresa Júnior (EJ) impacta na sua formação como futuro profissional. Através de pesquisas bibliográficas é discorrido sobre o significado, origem e propósito do MEJ desde o ponto de vista nacional até o regional alagoano e através de aplicação de formulários e conversas com empresários juniores ativos e pós-juniores, entende-se no contexto atual o impacto do MEJ alagoano na formação como engenheiros e na educação empreendedora dos participantes, destacando o desenvolvimento de habilidades de liderança, no preparo para enfrentar os desafios no mercado de trabalho e o acesso à capacitações e treinamentos, além da importância da prática exercida na EJ para as aulas e vice-versa. Ao longo do estudo realizado com 58 integrantes de 13 Empresa Juniores federadas de Alagoas, totalizando 9 áreas diferentes de engenharias, identifica-se também os desafios enfrentados pelo movimento que engloba recursos, captação e permanência dos membros, bem como as oportunidades oferecidas para os alunos participantes de EJs que vão além de seu desenvolvimento profissional e pessoal, mas que também os inserem no mercado de trabalho quatro vezes mais rápido como recém formados ou até antes disso, tendo em vista que o MEJ conta com uma rede de apoio de grandes empresas que acreditam na capacidade desses jovens talentos.
The present study will focus on Junior Enterprises (JEs), nonprofit and educational organizations affiliated with higher education institutions, composed solely of undergraduate students, with the aim of providing practical and business experience to their members. The research, therefore, is an analysis of the importance of the Junior Enterprise Movement (JEM) in the training of engineering professionals in Alagoas, seeking to understand, from the perspectives of the junior entrepreneurs themselves from various engineering courses, how participation in a Junior Enterprise (JE) impacts their development as future professionals. Through bibliographic research, the study explores the meaning, origin, and purpose of the JEM from a national to a regional Alagoas perspective. Additionally, by applying questionnaires and conducting conversations with active and former junior entrepreneurs, the current impact of the Alagoas JEM on engineering training and entrepreneurial education is understood. This highlights the development of leadership skills, preparation to face challenges in the job market, and access to training and workshops, as well as the importance of the practical experience gained in the JE for academic learning and vice versa. Throughout the study, conducted with 58 members of 13 federated Junior Enterprises in Alagoas, covering 9 different engineering fields, the challenges faced by the movement are also identified, including resources, recruitment, and retention of members. Furthermore, the study emphasizes the opportunities offered to JE participants, which go beyond their professional and personal development, facilitating their entry into the job market four times faster as recent graduates or even before, given that the JEM is supported by a network of major companies that believe in the potential of these young talents
Me. Silva, Nehemias Anastácio Santos da.
Educação empreendedora.
Engenharia.