O meio ambiente de Miyazaki: construção da sensibilidade ambiental pelas animações “Meu amigo Totoro” e “Princesa Mononoke”.

O meio ambiente de Miyazaki: construção da sensibilidade ambiental pelas animações “Meu amigo Totoro” e “Princesa Mononoke”.

Autor(a)
Silva, Julia Evily Rocha.
<julia.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
30/10/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A crise ambiental atual é alimentada pela crescente desconexão entre o ser humano e a natureza, promovida pela fragmentação social que enfatiza a individualidade e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A preservação ambiental torna-se, assim, uma questão urgente, exigindo ações constantes e eficazes. E as mídias, como filmes, séries e músicas, desempenham um papel crucial ao transmitir informações importantes sobre diversos temas, incluindo a proteção do meio ambiente. As questões ambientais presentes nos filmes, a estética única e narrativas profundas destacam-se como uma fonte de exploração, especialmente no que diz respeito à relação entre arte, sensibilidade e educação ambiental. Nesse sentido, o objetivo do trabalho configura em investigar como as animações, Meu amigo Totoro e Princesa Mononoke contribuem para a sensibilidade ambiental, visando analisar o processo criativo de Hayao Miyazaki e suas inspirações artísticas, narrativas, estéticas e estruturais por trás de suas obras. Analisar como a combinação da narrativa e do conceito de Ma convergem para a criação das obras e descrever a representação do meio ambiente nos filmes. A metodologia adotada neste estudo foi caracterizada por uma abordagem descritiva de análise, com foco na compreensão das narrativas manifestadas por imagens, estética e elementos discursivos presentes na filmografia de Hayao Miyazaki. Para isso, foi realizada uma análise fílmica de duas produções, e envolveu a observação e análise direta dos filmes, com base em categorias de análise. Ambos os filmes corroboram com a hipótese de construção da sensibilidade ambiental com a representação de diferentes interações entre humanos e a natureza, os filmes podem despertar uma consciência ecológica mais profunda nos espectadores. Eles podem influenciar as percepções e atitudes das pessoas em relação ao meio ambiente, destacando questões como harmonia e conflito, a importância da coexistência pacífica e os impactos negativos da exploração desenfreada dos recursos naturais.  

Abstract

The current environmental crisis is fueled by the growing disconnection between humans and nature, promoted by social fragmentation that emphasizes individuality and the unbridled exploitation of natural resources. Environmental preservation thus becomes an urgent issue, requiring constant and effective actions. And media, like films, series and music, play a crucial role in transmitting important information on various topics, including environmental protection. The environmental issues present in the films, the unique aesthetics and deep narratives stand out as a source of exploration, especially with regard to the relationship between art, sensitivity and environmental education. In this sense, the objective of the work is to investigate how such animations, My neighbor totoro and Mononoke Princess, contribute to environmental sensitivity, aiming to analyze Hayao Miyazaki's creative process and his artistic, narrative, aesthetic and structural inspirations behind his works. Analyze how the combination of narrative and Ma's concept converge to the creation of works and describe the representation of the environment in films. The methodology adopted in this study was characterized by a descriptive analysis approach, focusing on understanding the narratives manifested by images, aesthetics and discursive elements present in Hayao Miyazaki's filmography. To this end, a film analysis of two productions was carried out, and involved direct observation and analysis of the films, based on analysis categories. Both films corroborate the hypothesis of building environmental sensitivity with the representation of different interactions between humans and nature, the films can awaken a deeper ecological awareness in viewers. They can influence people's perceptions and attitudes towards the environment, highlighting issues such as harmony and conflict, the importance of peaceful coexistence and the negative impacts of unrestrained exploitation of natural resources.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Banca Examinadora
Dr. Rodrigues, Aleilson da Silva.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Meio ambiente.
Análise fílmica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
10
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 25 maio 2026.